Projeto-piloto de núcleo de Justiça Restaurativa começou no dia 19/9
Desde o dia 19/9, as sextas-feiras se tornaram diferentes nos Presídios Inspetor José Martinho Drumond e Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves (MG). A data marcou o início do projeto-piloto de implementação de núcleo de Justiça Restaurativa (JR) nas unidades prisionais da Comarca, idealizado pelas juízas Bárbara Isadora Santos Sebe Nardy e Fernanda Chaves Carreira Machado, com o apoio da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Comitê de Justiça Restaurativa (Comjur) do TJMG.
O círculo envolveu a juíza Fernanda Chaves Carreira Machado, que é diretora do Foro da Comarca de Ribeirão das Neves e titular da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri, membros do Conselho da Comunidade e facilitadores da JR.
Segundo a juíza Fernanda Machado, as motivações para o projeto foram múltiplas: além do desejo de ressocialização e de cumprir as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre elas, o Plano Pena Justa, houve a percepção das magistradas, calcada na experiência diária com uma das maiores populações carcerárias do Estado, de que o encarceramento não é a única resposta para o crescimento e a expansão da criminalidade.
“Muitas vezes, o ingresso no Sistema Prisional possibilita o contato do indivíduo com organizações criminosas que aprofundam o envolvimento com o crime, em lugar de permitir a ressocialização. Não adianta apenas prender, é preciso pensar em alternativas que ajudem as pessoas a mudar de conduta. A Justiça Restaurativa busca a autorresponsabilidade, tendo em vista o direito da pessoa de uma restauração de vida”, argumentou a magistrada.
Incentivo à mudança de vida
Para a juíza Fernanda Machado, é fundamental destacar que o objetivo do projeto-piloto “não é, de forma alguma, a impunidade”.
“Pelo contrário, a Justiça Restaurativa busca uma responsabilização mais efetiva e profunda do que a obtida pela simples prisão. Ao confrontar o ofensor diretamente com as consequências de seus atos e ao envolvê-lo ativamente na reparação do dano, a punição se torna mais significativa e educativa. A finalidade principal é quebrar o ciclo da violência e garantir que essa responsabilização seja eficiente para evitar a reincidência, promovendo uma mudança real de comportamento e a restauração das relações sociais.”
Segundo ela, foi feita uma triagem do público-alvo para identificar os perfis mais indicados. Participaram indivíduos privados de liberdade cumprindo pena nos regimes fechado e semiaberto.
“Para garantir a eficácia do projeto, os participantes são cuidadosamente selecionados com base em critérios específicos. O foco são os detentos dos regimes fechado e semiaberto que demonstram bom comportamento, e não estão envolvidos em organizações criminosas. Além disso, damos prioridade àqueles que estão próximos de alcançar algum benefício legal, como a progressão para o regime aberto, uma saída temporária ou o livramento condicional. Essa escolha estratégica visa prepará-los para o retorno à sociedade, utilizando a metodologia como uma ferramenta fundamental para uma reintegração mais consciente e bem-sucedida.”
A magistrada detalhou o funcionamento do método utilizado no projeto, que se centra na construção e reconstrução de vínculos para conscientização do indivíduo e coibição da reincidência.
“O método da Justiça Restaurativa se baseia fundamentalmente na reconstrução de laços e na humanização do processo. Por meio de círculos de diálogo e encontros mediados, promovemos a construção de vínculos saudáveis entre o detento, sua família, a comunidade e, sempre que possível e desejável, as próprias vítimas.”
nício promissor
O objetivo desses encontros, ainda segundo a juíza Fernanda Machado, é criar um espaço seguro para que o ofensor compreenda o impacto real de suas ações, ouça as pessoas que foram afetadas e assuma uma responsabilidade ativa na reparação dos danos.
“Ao fortalecer essa rede de apoio e conscientização, buscamos mitigar os fatores que levam à reincidência. Para validar a eficácia dessa abordagem, realizaremos um rigoroso acompanhamento estatístico, medindo e comparando os índices de reincidência dos participantes do programa com os da população carcerária geral.”
Ela avaliou como bem-sucedido o encontro inaugural: “O Círculo [de Construção de Paz] deveria começar às 8h e encerrar às 12h, mas ficamos até 14h40. Precisamos interromper as atividades, porque o grupo ficou sem almoçar e, se dependesse deles, continuaria. Foi muito gratificante, ficamos muito felizes.”
Cerca de 30 facilitadores da Comarca já se dispuseram a trabalhar no projeto, em caráter voluntário, em sessões semanais que estão agendadas até março de 2026. A ideia é propiciar Círculos de Construção da Paz conduzidos por duplas, nas quais uma pessoa mais experiente possa auxiliar o facilitador com menos experiência, a fim de nivelar as competências da equipe.
Justiça Restaurativa
A Justiça Restaurativa (JR) é um conjunto estruturado de princípios, métodos, técnicas e atividades, com foco na conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência e de suas consequências, bem como na responsabilização dos autores de agressões e na importância da reparação do dano, da recomposição do tecido social rompido pelo fato danoso e da elaboração de planejamentos futuros a partir do aprendizado coletivo.
A proposta é conduzida por facilitadores restaurativos capacitados, com a participação do ofensor e, se possível, da vítima e de outras pessoas impactadas pelo fato danoso ou de representantes da comunidade atingida pelo ocorrido.
A 3ª Vice-Presidência do TJMG é responsável pela coordenação e pelo acompanhamento dos todos os projetos de JR desenvolvidos no Estado, em conformidade com a política pública nacional instituída pela Resolução nº 225/2016, do CNJ.
As informações são do TJMG
No dia 19 de outubro, Ribeirão das Neves será palco da 2ª edição do Campeonato Mineiro Open de Kickboxing e Muay Thai, evento que promete reunir atletas de várias regiões do estado. A competição será realizada no Ginásio Poliesportivo Henfil, das 9h às 17h, com entrada gratuita para o público.
As inscrições estão abertas para as modalidades: Light Contact, Full Contact, Low Kick e Thai Boxing, com categorias masculinas, femininas e infantis. Destaque para as lutas de Thai Boxing, que contarão com disputas valendo cinturão.
Além das premiações individuais, haverá troféus para as equipes classificadas do 1º ao 3º lugar.
O evento é organizado pelo Mestre Eduardo A. Jesus, referência nas artes marciais na região.
Informações e inscrições:
📞 WhatsApp: (31) 98268-9819
📸 Instagram: @eduardo_guerreiro_de_fe
📘 Facebook: Eduardo A Jesus
A competição reforça a importância do esporte como ferramenta de inclusão, disciplina e desenvolvimento pessoal em Ribeirão das Neves.
A moradora de Ribeirão das Neves, Mariana Ferreira dos Santos, de 11 anos, é a grande vencedora do concurso “DNA Formador e Spartanas”, do programa de sócios do América, o Onda Verde. A jovem, que treina em uma das Escolas Oficiais do clube no bairro Veneza, conquistou o primeiro lugar em uma disputa de habilidades com a bola, superando mais de 13 mil interações nas redes sociais.
Como prêmio, Mariana teve a oportunidade de conhecer de perto o time profissional feminino do América, as Spartanas, e participar de um treino especial.
O talento de Mariana se destacou não apenas com a bola nos pés, mas também no espírito esportivo. Ao ter o direito de escolher quatro colegas para acompanhá-la na experiência, a jovem nevense fez questão de convidar o segundo colocado no concurso, Ruan Henrique, que veio de Pitangui, a cerca de 130 km de distância, para viver esse momento.
Para a supervisora de relacionamento do Onda Verde, Raphaela Barbosa, ações como essa valorizam as crianças que integram as escolas do clube, e a felicidade delas é um ganho incalculável. Mariana, que sonha em ser jogadora profissional, pode ver de perto que seu sonho é possível.
Dono de supermercado foi detido em flagrante carregando os itens para dentro do estabelecimento
O motorista de um caminhão que transportava 468 caixas de carne, foi rendido por criminosos na BR-040 entre as cidades de Esmeraldas e Ribeirão das Neves, na Grande BH. O homem foi feito refém por mais de três horas e ameaçado de morte pelos criminosos. Ele foi liberado as margens da rodovia próximo a cidade de Confins, na região metropolitana de BH.
Os suspeitos roubaram toda a carga que estava sendo transportada, os itens roubados foram cortes como ancho, capa de filé, cupim, fraldão, coxão duro, coxão mole, acém, maçã de peito, músculo de peito e picanha fatiada.
Depois de acionada, a Polícia Militar deu início às buscas e após diligências flagraram os produtos sendo carregados em um supermercado de Ribeirão das Neves.
Três suspeitos foram presos em flagrante, entre eles o dono do supermercado. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) proprietário do supermercado de 44 anos, foi ouvido e depois liberado. Um inquérito foi aberto para investigar o caso.
O caminhão que transportava a carga foi localizado às margens da BR-040 em Contagem, grande BH e recuperado. O veículo utilizado pelos criminosos para a abordagem não foi localizado.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Prerrogativas, conhecida como “PEC da Blindagem”, foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, mas acabou sendo derrubada pelo Senado Federal. A proposta, que dificultava o andamento de processos criminais contra parlamentares, teve 36 votos favoráveis de deputados mineiros, incluindo nomes que tiveram votação expressiva em Ribeirão das Neves.
Uma análise dos dados de votação revela que quatro dos dez deputados federais mais votados na cidade registraram voto a favor da PEC. São eles:
Nikolas Ferreira (PL): O deputado foi o mais votado em Ribeirão das Neves, com 27.679 votos, e registrou um voto favorável à PEC.
Pinheirinho (Progressistas): Terceiro mais votado na cidade com 10.858 votos, também votou "sim" para a proposta.
Diego Andrade (PSD): O quinto deputado mais votado em Ribeirão das Neves (4.133 votos) votou a favor da PEC.
Gilberto Abramo (Republicanos): Com 3.947 votos e a sexta posição entre os mais votados na cidade, o deputado também apoiou a proposta.
A “PEC da Blindagem” estabelecia que qualquer abertura de ação penal contra um parlamentar dependeria de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta da Câmara ou do Senado. A aprovação da medida em um dos braços do Congresso Nacional gerou intenso debate, e a decisão do Senado de derrubá-la foi celebrada por críticos da proposta.
O Richard Circus anuncia sua chegada e estreia no Bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves. A primeira apresentação será na quinta-feira (02/10), às 20h30.
O circo, instalado na Avenida C, ao lado da Escola Estadual João de Almeida, promete atrações para toda a família.
Confira a programação completa para o final de semana:
Sexta-feira (3/10): 20h30
Sábado (4/10): 18h30 e 20h30
Domingo (5/10): 17h00 e 19h00
Para mais informações, o público pode entrar em contato através do telefone (31) 99923-4365.
A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves promulgou a Lei nº 4.577/2025, que autoriza a utilização de textos bíblicos como material paradidático em instituições de ensino públicas e privadas do município. A lei, aprovada pela Câmara e assinada pelo presidente Edson Gonçalves Gomes, entra em vigor na data de sua publicação.
De acordo com o texto da lei, a utilização dos textos bíblicos é complementar e opcional, não substituindo o material didático já adotado pelas escolas. O uso dos textos é autorizado para fins pedagógicos e interdisciplinares, como apoio às disciplinas de Ensino Religioso, História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia, Sociologia, entre outras que se mostrem pertinentes.
A Lei nº 4.577/2025 ressalta que a aplicação do material deve respeitar os princípios constitucionais da liberdade religiosa e da laicidade do Estado. O texto proíbe qualquer forma de imposição, discriminação ou proselitismo religioso e estabelece que nenhum aluno será obrigado a participar das atividades que utilizem os textos bíblicos.
A matéria foi publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros na edição de 24 de setembro de 2025. O projeto chegou a ir para o Prefeito Túlio Raposo que não sancionou e nem vetou no prazo legal, retornando para a Casa Legislativa e sancionada.
O Grupo SA está com 40 vagas abertas para o cargo de Auxiliar de Produção em Ribeirão das Neves, voltadas especialmente para quem busca o primeiro emprego.
A iniciativa, em parceria com o Sistema Divina Providência, oferece uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho para candidatos com ensino fundamental completo.
A função não exige experiência anterior, sendo necessário apenas ter vontade de aprender, proatividade, responsabilidade e disponibilidade para atuar em regime industrial.
O salário oferecido é de R$ 1.661,15, além de benefícios como vale-transporte, refeição na empresa, plano de saúde e odontológico, participação nos lucros (PLR) e bônus por produção.
Os selecionados trabalharão em um dos dois turnos disponíveis:
- Das 6h às 15h
- Das 14h30 às 23h19
Além disso, os contratados deverão trabalhar dois sábados por mês.
Como se candidatar:
Os interessados devem comparecer no dia 30 de setembro, às 9h, na Cidade dos Meninos, localizada na Rua Ari Teixeira da Costa, 1500 – Santa Paula, Ribeirão das Neves, munidos de seus documentos pessoais.
A ação busca facilitar o acesso de jovens e adultos ao primeiro emprego e estimular o desenvolvimento profissional na região.
A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves aprovou, em reunião ordinária realizada ontem (23), o projeto de reforma administrativa da Prefeitura, que prevê a criação de duas novas secretarias. A proposta foi aprovada por maioria, com o único voto contrário da vereadora Marcela Menezes (PT), que questionou a necessidade e o impacto financeiro da medida.
Voto Contrário e Justificativas
A vereadora Marcela Menezes argumentou que o projeto não oferece uma memória de cálculo detalhada sobre o impacto financeiro. Segundo ela, as estimativas são genéricas, prevendo um aumento de aproximadamente R$ 20,7 milhões em despesas com pessoal ainda em 2025, e mais R$ 40 milhões para os dois anos seguintes.
Menezes destacou ainda a falta de clareza sobre quais cargos serão realocados, extintos ou criados. Ela levantou preocupações sobre o artigo 65 do projeto, que, em sua análise, reduz o poder de fiscalização da Câmara ao transferir para o Executivo a definição da lotação de cargos via decreto. A vereadora teme que a medida desvie recursos de áreas essenciais, como saúde e educação, para sustentar as novas pastas: a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Defesa do Projeto
Em defesa da proposta, o vereador Ramon Filho do Girico e outros parlamentares compararam o projeto à "Lei Delegada" de mandatos anteriores, que, segundo eles, foi crucial para a reorganização financeira do município. Eles ressaltaram que o projeto visa acompanhar o crescimento da cidade, justificando a criação de secretarias para áreas como Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
Os vereadores favoráveis à reforma argumentaram que a criação dos cargos é importante para a geração de empregos e que a administração municipal está respaldada pela Lei de Responsabilidade Fiscal para garantir que os gastos não ultrapassem o limite de 54% da folha de pagamento. Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara, vereador Edson, afirmou que a aprovação foi uma "decisão de entendimento da maioria".
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS