All for Joomla All for Webmasters

O projeto "SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DE RIBEIRÃO DAS NEVES MESAS TEMÁTICAS" convida a comunidade para um importante debate sobre o patrimônio material e imaterial da cidade, a educação patrimonial e os limites e possibilidades da produção cultural local.

O seminário será realizado no dia 26 de abril, a partir das 13h, na Casa Semifusa, localizada na Rua Cataguases, 73, Sevilha B, em Ribeirão das Neves. O evento contará com mesas temáticas que abordarão questões cruciais para a preservação da identidade e o desenvolvimento cultural do município.

As mesas temáticas incluirão discussões sobre:

Reconhecimento do patrimônio material e imaterial Nevense: Explorando a riqueza histórica, arquitetônica, cultural e as manifestações imateriais que compõem a identidade de Ribeirão das Neves.


O que é educação patrimonial?: Apresentando conceitos e metodologias para a conscientização e valorização do patrimônio cultural junto à comunidade.
Limites e possibilidades da produção cultural em Ribeirão das Neves: Discutindo os desafios e as oportunidades para o fomento e a expansão das atividades culturais no cenário local.

O seminário é uma iniciativa com o apoio do Instituto Margem e do Margem Criativo, e conta com o suporte do Coletivo Semifusa, da Prefeitura de Ribeirão das Neves, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

Esta é uma oportunidade valiosa para artistas, produtores culturais, educadores, estudantes, gestores públicos e toda a comunidade de Ribeirão das Neves interessada em discutir e fortalecer a cultura e o patrimônio local.

0
0
0
s2smodern


Encontro dos Compositores retorna com edição especial e presença de alguns dos fundadores do projeto
Prepare-se para mais uma noite memorável! A nova edição do projeto Encontro dos Compositores, que marcou a cena musical da Região Metropolitana de Belo Horizonte, reunirá parte de seus fundadores neste sábado, 12 de abril, a partir das 19h , na Casa Semifusa.

O evento especial trará de volta ao palco três nomes importantes da música mineira:

Raul Mariano (@musicadoraul): Cantor e compositor talentoso de Lagoa Santa, Raul Mariano conquistou a crítica com seu álbum de estreia, "Pra Quem Está Vivo" (2016), que inclusive ganhou distribuição no Japão pelo selo DiskUnion (@diskunion_latinbrazilworld). Transitando com maestria entre sua carreira solo e colaborações em projetos como o elogiado Bataq (@bataq.musica), ao lado de Anderson Guerra e Sune Salminen, Raul Mariano presenteia o público com o frescor de seu novo trabalho. Em abril, ele lança "Lugar", o primeiro single de seu aguardado novo EP, que trará três canções inéditas.

Guilherme Barros: Cantor e compositor de Ribeirão das Neves-MG que se destacou como "Artista Revelação" no UNIBH Festival de 2017. Desde então, vem construindo sua trajetória no cenário regional com shows e um repertório que mistura suas composições indie rock com influências da MPB e do Clube da Esquina, abordando temas urbanos, de amor e identidade. Independente, lançou os EPs "Piloto" (2019) e "Partida" (2020), além dos singles "A Vida Como Ela É…" (2022), "Curta Metragem" (2023) e a colaboração "Pálido Azul" (2024). Seu single mais recente, "Grades Invisíveis" (2024), com videoclipe, é o prenúncio de seu primeiro álbum e traz uma crítica social sobre a vida em cidades dormitório, unindo sonoridades do hip-hop e rock alternativo.

João Rafael Lopes: Cantautor com raízes em Sabará, João Rafael Lopes iniciou sua jornada musical em 2002 como vocalista, guitarrista e compositor da banda Trianon. Com o grupo, alcançou o reconhecimento no FESCAN (Festival Sabarense da Canção), vencendo por duas vezes: em 2003 com a canção "Teoria da Conspiração" (melhor música) e em 2005 com "Insônia", que levou para casa todos os prêmios (melhor arranjo, melhor intérprete e 1º lugar geral). Após o hiato da banda, João seguiu sua trajetória solo com os projetos "Peça oratória na Primeira pessoa" e, posteriormente, como João Rafael Lopes. Mantendo viva sua paixão pela composição e apresentações intimistas, ele foi um dos idealizadores do Encontro dos Compositores da RMBH e também integrou outros projetos musicais como Dialetos da Paz, RAM e, mais recentemente, a banda JamSteg.
Serviço:

Evento: Nova edição do projeto Encontro dos Compositores
Data: Sábado, 12 de abril
Local: Casa Semifusa
Atrações: Raul Mariano (@musicadoraul) e João Rafael Lopes
Entrada Gratuita

0
0
0
s2smodern

A música "Muleque Cabuloso", da dupla de irmãos Claudinha e Fiim, naturais de Ribeirão das Neves, está experimentando um ressurgimento de popularidade. Lançada há alguns anos, a canção de funk consciente tem novamente conquistado o público em todo o Brasil.

Apesar de ser considerada um funk antigo, "Muleque Cabuloso" permaneceu na memória dos ouvintes. Agora, com a redescoberta pela nova geração e a continuidade da apreciação pelos fãs que acompanham a dupla há mais tempo, a música tem apresentado um crescimento significativo, acumulando milhares de visualizações em plataformas digitais.

O fenômeno demonstra a persistente influência do funk consciente e o impacto contínuo das músicas de Claudinha e Fiim no cenário musical. A dupla permanece ativa e tem anunciado a preparação de novas produções para seus fãs, mantendo viva a essência do gênero.

A música "Muleque Cabuloso" está disponível para audição nas plataformas digitais.

0
0
0
s2smodern

Capitão da Taça Brasil de 1966 e da Copa Libertadores de 1976, Piazza escreveu seu nome na história do Cruzeiro

Um dos grandes nomes da história do Cruzeiro, o capitão da Raposa na conquista da Taça Brasil de 1966 e da Copa Libertadores de 1976, Wilson Piazza, completa 82 anos nesta terça-feira (25). Como jogador, o ídolo da Nação Azul também conquistou a Copa do Mundo de 1970 com a seleção brasileira.
Nascido em Ribeirão das Neves, Minas Gerais, em 25 de fevereiro de 1943. Piazza deu os seus primeiros passos no futebol atuando pelo Estrela, clube da várzea de Belo Horizonte.

No ano de 1962, Piazza iniciou sua carreira como atleta juvenil do Renascença Esporte Clube. No clube assinou seu primeiro contrato como atleta profissional. O Cruzeiro contratou-o em 1964, onde ele se consagrou como um dos maiores ídolos da história do clube.
Wilson Piazza vestiu a camisa do Cruzeiro durante 14 temporadas, de 1964 a 1978. Foram 566 jogos pelo Maior de Minas, o capitão é o quarto jogador com mais jogos na história do clube.

Com o manto estrelado, o eterno capitão Piazza conquistou a Copa Libertadores da América de 1976, o Campeonato Brasileiro de 1966, os Campeonatos Mineiros de 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1972, 1973, 1974, 1975, 1977 e a Taça Minas Gerais: 1973. Piazza é o terceiro jogador com mais títulos na história do Cruzeiro.

Fonte: Diário Celeste

0
0
0
s2smodern

Moacir Martins Da Costa Junior, conhecido como Junynho Martins, publicou um vídeo ao lado do secretário Marcelo Aro anunciando novidade

O ex-prefeito de Ribeirão das Neves Junynho Martins (União) foi anunciado como o novo secretário-adjunto de Casa Civil de Minas Gerais.
O próprio político fez o anúncio em um vídeo publicado em sua conta nas redes sociais, no qual aparece ao lado do secretário de Governo, Marcelo Aro (PP).
Apesar de assumir a Secretaria de Governo, Aro continuará respondendo, a princípio, pela Secretaria de Estado de Casa Civil, conforme publicação oficial.
Luiz Otávio Gonçalves, que atualmente ocupa o cargo de secretário-adjunto, deve assumir a Secretaria da Casa Civil, o que justifica a nomeação de um novo secretário-adjunto.
Junynho Martins esteve à frente da prefeitura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, de 2017 a 2024.
No vídeo publicado, Aro diz que no domingo (16 de fevereiro) foi oficializado a ida do ex-mandatário ao Governo de Minas: “a gente (está) oficializando aquilo que a gente já conversava há um longo tempo”, disse o secretário.

0
0
0
s2smodern


Dyenipher Carolina, de 30 anos, moradora de Ribeirão das Neves (MG), teve uma surpresa inesperada ao descobrir que estava grávida de gêmeos apenas no oitavo mês de gestação. A jovem, que já era mãe de Otávio, de 7 anos, relatou à revista "Crescer" que a gravidez foi planejada, mas a descoberta dos gêmeos não.
Desde o primeiro exame de ultrassom, Dyenipher foi informada de que estava esperando apenas um bebê. No entanto, ela sentia que a gestação era diferente, com a barriga muito grande e o bebê se mexendo intensamente. Mesmo após um ultrassom morfológico detalhado, realizado em uma clínica particular em Belo Horizonte, o exame continuou a mostrar apenas um bebê.
A surpresa veio no último ultrassom, realizado na rede pública, quando o médico, ao avaliar a barriga de Dyenipher, percebeu algo incomum e solicitou os exames anteriores. Foi então que ela descobriu que, na verdade, estava grávida de gêmeos.
O parto, que precisou ser induzido, teve um momento de suspense. O primeiro gêmeo, Oliver, nasceu às 6h53, mas seu irmão, Gael, nasceu quase duas horas depois. Durante o procedimento, Dyenipher teve uma hemorragia e precisou passar por uma cirurgia de emergência, recebendo duas bolsas de sangue.
Ao chegar em casa, Dyenipher enfrentou o desafio de cuidar de três crianças, com a exaustão de suprir as necessidades dos gêmeos. Os pequenos ainda foram diagnosticados com asma e precisaram de tratamento por um ano e oito meses.
Apesar das dificuldades iniciais, a família se adaptou à nova rotina. Dyenipher, que compartilhou sua história nas redes sociais dois anos após o nascimento dos filhos, relata que sua rotina está voltando ao normal e que ela consegue cuidar dos três filhos sozinha.

0
0
0
s2smodern

bg contorno