A Prefeitura de Ribeirão das Neves está promovendo a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal para cães e gatos, com o objetivo de proteger os animais e a população humana contra a raiva.
A vacinação é gratuita e acontecerá nos dias 27 de setembro de 2025, das 8h às 16h, em postos espalhados pela região de Justinópolis, após passar pelo Centro e Veneza.
Postos de Vacinação
Confira a lista dos locais para vacinação na sua região:
Região III (Justinópolis)
Regional Justinópolis: Rua Carmélia Loff, n.º 85, Centro - Justinópolis
PSF Santa Margarida: Rua das Tulipas, n.º 155, Santa Margarida
PSF Areias: Rua São Lucas, n.º 173, Areias
PSF Girassol: Rua Paineiras, n.º 435, Girassol
PSF Menezes: Rua Tancredo de Almeida Neves, n.º 1061, Menezes
PSF Esperança: Rua Suíça, n.º 183, Esperança
PSF Flamengo: Rua Príncipe Duarte, n.º 124, Flamengo
PSF Botafogo: Rua Duque de Caxias, n.º 52, Botafogo 2ª Seção
PSF Alto Menezes: Rua Rio de Janeiro, n.º 157, Menezes
UBR Alarico Modesto: Rua Laranjeiras, 190, Cerejeiras
PSF Cerejeiras: Rua Bangu, n.º 65, Urca
PSF Belo Vale: Rua Dois, n.º 312, Belo Vale
PSF Tropical: Rua Campina Verde, n.º 182, Tropical
PSF Cruzeiro: Rua Olavo Bilac, n.º 60, Cruzeiro
Loja Desativada (em frente à Igreja do Evangelho Quadrangular): Rua Inocêncio Barbosa, n.º 07, Santana I
Igreja N. Sra. de Fátima: Rua Goiás, n.º 487, Alto das Pedreiras
E.E. Maria da Piedade Souza Rocha: Rua Paineiras, n.º 82, Paraíso das Piabas
Quilombo N. Sra. do Rosário: Rua Francisco Labanca, n.º 189, Labanca
E.E. Maria Pereira de Araújo: Rua Dezessete, n.º 22, Jardim São Judas Tadeu
Região IV
PSF Lagoa: Rua Formiga, n.º 155, Kátia
PSF Luar da Pampulha: Rua São Mateus, n.º 256, Luar da Pampulha
PSF Bispo de Maura: Rua Executivo, n.º 418, Bispo de Maura
UBR Jardim de Alá: Rua Suaçuí, n.º 358, Jardim de Alá
PSF Fortaleza: Rua Engenheiro João Trindade, n.º 150, Fortaleza
PSF Jardim Alvorada: Rua Diamantina, n.º 32, Jardim Alvorada
PSF Nova Pampulha I: Rua Um, n.º 577, Nova Pampulha
PSF Nova Pampulha II: Rua Amaralina, n.º 11, Granjas Primavera
PSF Britaldo Moreira: Rua Rosângela, n.º 179, Penha
PSF São Miguel: Rua Mario Costa Ferreira, n.º 131, São Miguel
Casa de Oração Para Todas as Nações: Rua Bom Pastor, n.º 256, Evereste
Igreja Católica Divino Espírito Santo: Rua Itabira, n.º 10, Céu Anil
E. E. Alessandra Salum Cadar: Rua Joaquim Antônio Rocha Costa, n.º 145, Eliane
Igreja Católica Divina Providência: Rua João Luiz Pinto, n.º 360, Viena
Escola Hugo Viana Chaves: Rua Libertação, n.º 47, Rosimeire
Tricomb: Rua Antônio dos Santos, n.º 73, Hawaí
Região V
Paróquia Santo Inácio de Loiola e São Judas Tadeu: Rua Santo Inácio de Loiola, n.º 376, Maria Helena
PSF Landi I: Rua Oito, n.º 54, Landi 1ª Seção
PSF Pedra Branca II: Rua Diamantina, n.º 1250, Pedra Branca
PSF Pedra Branca I: Rua Francisco Coelho, n.º 55, Pedra Branca
PSF Landi 2ª Seção: Rua Doze, n.º 07, Landi 2ª Seção
E. M. Jandir Clemente Rocha: Rua N. Sra. do Rosário, n.º 53, Maria Helena
Escola Municipal José Batista Neto: Rua do Comércio, n.º 143, Tony
E.E. José Luiz de Carvalho: Rua Carvalho, n.º 408, Tony
Loja Desativada: Rua São Sebastião, n.º 423, Maria Helena B
Por Tiago Toth (@tiago.toth)
Ribeirão das Neves, marcada pelo estigma de “cidade-presídio” e por altos índices de violência letal contra jovens, vive um momento de reorganização de sua memória e de seu futuro. A sanção da Lei nº 4.500/2024, que institui o Dia Municipal de Luta e Conscientização pelo Fim do Genocídio da Juventude Negra – Dia Jefferson Guilherme, é um marco nessa caminhada.
Um crime que se tornou símbolo de resistência
No dia 28 de julho de 2021, o jovem Jefferson Guilherme da Costa Santos, de apenas 20 anos, foi executado com sete disparos — cinco deles pelas costas — em uma ação da Polícia Militar, em Ribeirão das Neves. O laudo pericial derrubou a versão de legítima defesa, e familiares, amigos e moradores protestaram contra mais um caso de violência policial, que atinge de forma devastadora famílias que vivem na periferia.
O caso ecoou como mais símbolo do ‘' genocídio da juventude negra, pobre e periferica, que e penalizada através de uma guerra ineficiente contra o tráfico de drogas’' e levou a uma mobilização social que, em 2024, conquistou a aprovação da lei que eterniza sua memória e transforma sua morte em bandeira política contra o racismo estrutural.
Do luto à luta: a Lei Jefferson Guilherme
A lei estabelece que o dia 28 de julho passa a ser a data oficial de mobilização e conscientização em Ribeirão das Neves, com campanhas educativas, debates públicos, pesquisas e ações de segurança cidadã. O objetivo é claro: lembrar Jefferson e todos os jovens inocentes vítimas de uma guerra que criminaliza a vida nas periferias, e afirmar que nossas vidas importam.
“Não é só uma homenagem. É uma resposta da periferia ao Estado que nos nega vida. É transformar a dor em política, em organização e em memória viva”, afirma o militante Tiago Toth, articulador da pauta que resultou na sanção da lei.
A luta além da memória: desativar os presídios, reconstruir o futuro
Tiago também é membro do movimento #DesativaPJMA ( @desativapjma ), que questiona o modelo de encarceramento em massa que marca a cidade. Ribeirão das Neves abriga 8 unidades prisionais o que alimenta o estigma de “cidade-presídio”.
O movimento denuncia que, em vez de oportunidades, a juventude local herda um território dominado por conflitos e estigmas, pobreza e violência. A luta do #DesativaPJMA não é apenas contra a lógica infrutífera dos presídios em si, mas por um novo ethos social: investir em educação, trabalho, cultura e dignidade em vez de grades e celas.
“Nosso território não pode ser reduzido a presídios. A luta é por um futuro onde a juventude negra e periférica tenha acesso à vida plena, com direito a circular com segurança pela cidade. A cada jovem assassinado injustamente, é uma cidade inteira que perde”, reforça Tiago.
Uma cidade em disputa
Entre a dor da violência do estado, o estigma de “cidade-presídio” e a potência da organização popular, Ribeirão das Neves se tornou um território em disputa. De um lado, estruturas que reforçam desigualdades e a morte precoce da juventude; de outro, uma rede de militantes, coletivos e movimentos que transformam resistência em projeto político.
A Lei Jefferson Guilherme e a mobilização do DesativaPJMA são faces de uma mesma luta: construir uma cidade que não seja lembrada apenas por suas cadeias, ou crimes, mas por sua capacidade de reinventar-se a partir da luta do povo.
Por Roberto Granato
Você já parou para pensar se todos têm acesso à cultura na sua cidade? Em Ribeirão das Neves, uma pesquisa recente revela que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho para garantir que pessoas surdas, cegas e com mobilidade reduzida possam participar plenamente da vida cultural do município.
O estudo analisou políticas públicas, editais culturais, eventos promovidos pela prefeitura e também iniciativas de instituições locais. O resultado mostrou contrastes importantes: enquanto no setor público faltam acessibilidade arquitetônica e comunicacional, o terceiro setor e coletivos culturais vêm se destacando ao criar práticas inclusivas, muitas delas impulsionadas por programas como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc.
Mesmo assim, a participação das comunidades de pessoas com deficiência nos eventos ainda é baixa. De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, cerca de 7,3% da população brasileira possui algum tipo de deficiência — o que, em Ribeirão das Neves, representa milhares de cidadãos que continuam à margem da vida cultural.
A boa notícia é que já existem movimentos de resistência e transformação. Diversos projetos na cidade mostram que é possível criar espaços de diálogo e protagonismo, quebrando barreiras históricas de exclusão e combatendo o capacitismo; e incentivos à acessibilidade em editais como a LPG ou PNAB geram impactos iniciais relevantes.
O estudo conclui que o futuro da cultura acessível em Ribeirão das Neves depende de duas mudanças fundamentais:
● a exigência de acessibilidade em todos os eventos, editais e estruturas públicas;
● e o protagonismo real das comunidades surdas, cegas e com mobilidade reduzida nas decisões e vivências culturais.
👉 Quer entender em detalhes os desafios e caminhos para uma cultura mais inclusiva em Ribeirão das Neves?
Leia o artigo completo clicando aqui: https://encurtador.com.br/MHMvo
O Ginásio da Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves, foi palco de um dos maiores eventos de slackline do país no último fim de semana. O campeonato reuniu cerca de 50 atletas do Brasil e do exterior, que competiram nas modalidades trickline e speedline, tanto no nível profissional quanto amador e iniciante.
A competição, organizada pelo projeto Neves na Fita e pela Associação Mineira de Slackline, contou com a presença de grandes nomes do esporte. O público presente pôde acompanhar manobras impressionantes e corridas de alta velocidade, além de participar de oficinas e curtir o som de DJ e uma praça de alimentação.
Destaques e vencedores do campeonato
No trickline profissional, o mineiro Hendle Santos confirmou o favoritismo e conquistou o primeiro lugar. Santos é o atual terceiro colocado no ranking mundial da modalidade e superou o carioca Pedro Rafael e o também mineiro Guilherme Duarte, que completaram o pódio.
Já no speedline profissional, a vitória ficou com Luccas Amorim, do Rio de Janeiro, que já representou o Brasil em campeonatos mundiais. Ele superou Giovanni Rodrigues (GO) e João Burgos (DF), que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Entre as mulheres, a paraense Andreza Pereira se destacou ao conquistar a primeira colocação no speedline feminino e o segundo lugar no trickline feminino. A mineira Karolly Rochele venceu o trickline, enquanto a norte-americana Eden Teichman ficou em terceiro no speedline.
O evento também promoveu a integração de novos talentos, com categorias para iniciantes e amadores. Os resultados mostraram o potencial dos atletas locais, com a maioria dos pódios sendo ocupada por competidores de Minas Gerais.
Confira o pódio completo:
Pódio do Neves Slack Cup
Pódio Trickline Feminino
1º Karolly Rochele - MG
2º Andreza Pereira - PA
3º Bianca Machado - MG
Pódio Amador Speedline
1º Mateus Souza - MG
2º Vitor Rosa - ES
3º Yan Silva - MG
Pódio Iniciante Trickline
1º Rafael Felipe - MG
2º Gustavo Martins - MG
3º Cleres Neto - MG
Pódio Feminino Speedline
1º Andreza Pereira - PA
2º Paloma Hess - DF
3º Eden Teichman - EUA
Pódio Trickline amador
1º Miguel Felipe - MG
2º Luiz Felipe - ES
3º Daniel Henrique - MG
Pódio Trickline profissional
1º Hendle Santos - MG
2º Pedro Rafael - RJ
3º Guilherme Duarte - MG
Pódio Speedline Profissional
1º Luccas Amorim - RJ
2º Giovanni Rodrigues - GO
3º João Burgos - DF
Uma empresa localizada no bairro Vereda, em Ribeirão das Neves, está com 14 vagas abertas para o cargo de estoquista.
A oportunidade é voltada para pessoas maiores de 18 anos, com resistência física para o carregamento de cargas pesadas.
São três turnos de trabalho disponíveis:
- 07h00 às 15h36 (segunda a sábado)
- 10h00 às 20h00 (segunda a sexta)
- 19h30 às 04h40 (segunda a sexta)
Salário e benefícios:
Os contratados receberão salário de R$ 1.525,00 mais uma gratificação de R$ 17 por dia trabalhado. Além disso, a empresa oferece seguro de vida, assistência nutricional e psicológica (extensiva a familiares), plano de saúde e odontológico (Unimed), cesta básica e transporte por van fretada.
Rota da van inclui bairros como: Neviana, Rosana, Colonial, Metropolitano, Savassi, Napoli, Centro, São Genaro, Sevilha A/B, Florença, Campo Silveira, Barcelona, Verona, São Luís, Fazenda Castro, Rosa Neves, Francisciadriangela, Santin, Liberdade, Santa Marta, San Marino, Porto Seguro, Vale das Acácias, Vereda e Santa Martinha.
Interessados devem enviar currículo via WhatsApp para Sabryna ou Rafaela pelo número (32) 98489-9531.
Entre os dias 17 e 19 de outubro, a cidade de Ribeirão das Neves receberá o Fórum: Culturas Periféricas em Debate, uma iniciativa voltada para artistas, produtores culturais e agentes das periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento será realizado no Sítio Recanto das Palmeiras, localizado no bairro Vera Cruz de Minas, próximo a Escola Estadual do bairro Santinho em Ribeirão das Neves e contará com uma programação totalmente gratuita.
A proposta do fórum é promover o fortalecimento da rede de trabalhadores da cultura por meio de oficinas formativas, rodas de conversa e apresentações artísticas. Entre os temas abordados estão a elaboração de projetos culturais, uso de mídias digitais para promoção artística, assessoria de imprensa para artistas, além de debates sobre políticas públicas e a criação de um circuito cultural metropolitano.
A programação também inclui shows durante as noites, alimentação gratuita (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e transporte gratuito saindo das regiões de Justinópolis, Centro e Veneza. As vagas são limitadas e a participação será confirmada pela equipe de produção após o preenchimento do formulário de interesse. Link disponível aqui: https://forms.gle/kzYvu9AMkSRTwp5X7
O fórum busca impulsionar discussões e práticas que valorizem a cultura periférica como ferramenta de transformação social, inclusão e cidadania.Mais informações no site coletivosemifusa.org ou no instagram @coletivosemifusa e @casasemifusa.
O evento é realizado com recursos do Descentra Cultura, FEC: 2024.2405.0027, com apoio do Instituto Cultural Semifusa e do Governo do Estado de Minas Gerais.
Serviço:
Fórum: Culturas Periféricas em Debate
Sítio Recanto das Palmeiras – R. Moacir Menezes, 6380 – Vera Cruz de Minas
17 a 19 de outubro de 2025
Evento gratuito com inscrição prévia
Transporte gratuito saindo de Justinópolis, Centro e Veneza
Adolescentes de 14 a 19 anos têm uma excelente oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. O Convivium São José, em parceria com a Providens – Ação Social Arquidiocesana, está com inscrições abertas até 30 de setembro para a Oficina Percurso da Empregabilidade.
O curso gratuito inclui formação humana e profissional, orientação para entrevistas e primeiro emprego, além de certificado ao final da oficina.
As aulas começam em 3 de outubro e serão realizadas às segundas e sextas-feiras, com turmas no turno da manhã ou da tarde, na sede do Convivium, localizada na Rua Pedro Leopoldo, 2300 – Botafogo, Justinópolis.
Documentos necessários para inscrição:
- Documento do adolescente
- Documento do responsável
- Comprovante de endereço
- Declaração de matrícula escolar
Mais informações e inscrições via WhatsApp: (31) 98634-2504
Vagas limitadas!
A Prefeitura de Ribeirão das Neves enviou nas últimas semanas para a Câmara Municipal de Ribeirão das Neves dois projetos de lei com o intuito de reverter dois grandes imóveis ao seu patrimônio, que estavam sob doação e concessão de uso por décadas. As medidas, propostas pelo Prefeito Túlio Martins Raposo, têm como base legal o descumprimento de encargos e a prevalência do interesse público, sendo uma delas motivada por uma investigação do Ministério Público.
Terreno da INCOPEL: Doação de 1986 sob Questionamento
O Projeto de Lei nº 020/2025 buscava a revogação integral da Lei Municipal nº 723, de 6 de janeiro de 1986, que autoriza a doação de um terreno de 7.435m2 no Bairro Paraíso das Piabas. O imóvel havia sido concedido à empresa INCOPEL Indústria, Comércio de Couros e Peles Ltda com o objetivo de instalar uma indústria no local. A Mensagem nº 024/2025, que acompanha o projeto, alega que a doação era condicionada ao cumprimento de diversas cláusulas, como a manutenção do funcionamento industrial e o pagamento em dia dos tributos. Contudo, o Processo Administrativo nº 3.961/2019 constatou o descumprimento de encargos, incluindo o inciso que trata da paralisação da indústria por mais de 12 meses e a inadimplência fiscal. O Executivo municipal argumenta que o descumprimento dos itens da lei de 1986 implica a imediata reversão do imóvel ao Patrimônio Municipal, conforme a cláusula VII da lei original. O PL nº 020/2025 visa, portanto, a reintegração da posse para que o bem atenda novamente ao interesse público.
A Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves emitiu parecer contrário ao Projeto de Lei nº 020/2025. O projeto solicitava a revogação da doação de um terreno realizada em 1986 por meio da Lei Municipal nº 723.
O relator, vereador Weberson Eduardo da Silva, destacou que, conforme a legislação vigente e a jurisprudência brasileira, o prazo prescricional para revogação de doações de bens públicos com encargo é de até 10 anos após a constatação do descumprimento da obrigação imposta. Como o município não apresentou elementos que comprovem a data exata do descumprimento nem justificou a mora, o prazo legal para reverter a doação está vencido.
O relatório também pontua que a proposição não apresenta imperfeições técnicas ou jurídicas formais, mas que falha no mérito por não cumprir os requisitos legais necessários à revogação.
Dessa forma, o parecer do relator foi pela ilegalidade e inconstitucionalidade da proposta, recomendando seu arquivamento.
Já o Projeto de Lei nº 021/2025 propõe revogar trechos da Lei Municipal nº 3.549, de 21 de dezembro de 2012, que desafetou e autorizou a concessão de uso de uma área de 25.281,32m2 no Bairro Porto Seguro. O artigo 2º da lei de 2012 autorizou a concessão dessa área à Associação Esportiva Família Master 40.
A principal motivação para a revogação é o Inquérito Civil nº 0231.15000409-2 da 6ª Promotoria de Justiça de Ribeirão das Neves, que investiga irregularidades urbanísticas e ambientais na destinação da área institucional. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) requisitou informações sobre a revogação da concessão. A prefeitura também considerou "diversos pareceres de Procuradores do Município" emitidos nos Processos nº 0694/2010 e nº 1.207/2012, os quais apontaram a "ausência de documentação necessária para a concessão" da área de mais de 25 mil metros quadrados.
Com a revogação, o Executivo busca a reversão imediata do imóvel ao patrimônio municipal, reafirmando a "prevalência do interesse público" na titularidade do poder sobre o bem. Este imóvel foi aprovado para retornar ao município.
A luta por igualdade e respeito vai tomar as ruas de Ribeirão das Neves no próximo dia 5 de outubro, com a realização da 3ª Parada LGBTQIAPN+ da cidade. O evento acontecerá a partir das 12h, na Arena Ribeirão, localizada na Rua Cataguases, 133 – Bairro Sevilha.
Organizado pelo coletivo Neves em Ação pela Diversidade em parceria com a Aliança LGBTI+, o evento traz como bandeira o fortalecimento de políticas públicas para a população LGBTQIAPN+ e a construção de uma cidade mais justa, igualitária e diversa.
Com expectativa de grande participação, a parada promete reunir atrações culturais, discursos de lideranças e momentos de celebração da diversidade.
Serviço:
* Evento: 3ª Parada LGBTQIAPN+ de Ribeirão das Neves
* Data: 05 de outubro de 2025
* Horário: A partir das 12h
* Local: Arena Ribeirão – R. Cataguases, 133 – Sevilha
* Entrada gratuita
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS