A Prefeitura de Ribeirão das Neves enviou nas últimas semanas para a Câmara Municipal de Ribeirão das Neves dois projetos de lei com o intuito de reverter dois grandes imóveis ao seu patrimônio, que estavam sob doação e concessão de uso por décadas. As medidas, propostas pelo Prefeito Túlio Martins Raposo, têm como base legal o descumprimento de encargos e a prevalência do interesse público, sendo uma delas motivada por uma investigação do Ministério Público.
Terreno da INCOPEL: Doação de 1986 sob Questionamento
O Projeto de Lei nº 020/2025 buscava a revogação integral da Lei Municipal nº 723, de 6 de janeiro de 1986, que autoriza a doação de um terreno de 7.435m2 no Bairro Paraíso das Piabas. O imóvel havia sido concedido à empresa INCOPEL Indústria, Comércio de Couros e Peles Ltda com o objetivo de instalar uma indústria no local. A Mensagem nº 024/2025, que acompanha o projeto, alega que a doação era condicionada ao cumprimento de diversas cláusulas, como a manutenção do funcionamento industrial e o pagamento em dia dos tributos. Contudo, o Processo Administrativo nº 3.961/2019 constatou o descumprimento de encargos, incluindo o inciso que trata da paralisação da indústria por mais de 12 meses e a inadimplência fiscal. O Executivo municipal argumenta que o descumprimento dos itens da lei de 1986 implica a imediata reversão do imóvel ao Patrimônio Municipal, conforme a cláusula VII da lei original. O PL nº 020/2025 visa, portanto, a reintegração da posse para que o bem atenda novamente ao interesse público.
A Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves emitiu parecer contrário ao Projeto de Lei nº 020/2025. O projeto solicitava a revogação da doação de um terreno realizada em 1986 por meio da Lei Municipal nº 723.
O relator, vereador Weberson Eduardo da Silva, destacou que, conforme a legislação vigente e a jurisprudência brasileira, o prazo prescricional para revogação de doações de bens públicos com encargo é de até 10 anos após a constatação do descumprimento da obrigação imposta. Como o município não apresentou elementos que comprovem a data exata do descumprimento nem justificou a mora, o prazo legal para reverter a doação está vencido.
O relatório também pontua que a proposição não apresenta imperfeições técnicas ou jurídicas formais, mas que falha no mérito por não cumprir os requisitos legais necessários à revogação.
Dessa forma, o parecer do relator foi pela ilegalidade e inconstitucionalidade da proposta, recomendando seu arquivamento.
Já o Projeto de Lei nº 021/2025 propõe revogar trechos da Lei Municipal nº 3.549, de 21 de dezembro de 2012, que desafetou e autorizou a concessão de uso de uma área de 25.281,32m2 no Bairro Porto Seguro. O artigo 2º da lei de 2012 autorizou a concessão dessa área à Associação Esportiva Família Master 40.
A principal motivação para a revogação é o Inquérito Civil nº 0231.15000409-2 da 6ª Promotoria de Justiça de Ribeirão das Neves, que investiga irregularidades urbanísticas e ambientais na destinação da área institucional. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) requisitou informações sobre a revogação da concessão. A prefeitura também considerou "diversos pareceres de Procuradores do Município" emitidos nos Processos nº 0694/2010 e nº 1.207/2012, os quais apontaram a "ausência de documentação necessária para a concessão" da área de mais de 25 mil metros quadrados.
Com a revogação, o Executivo busca a reversão imediata do imóvel ao patrimônio municipal, reafirmando a "prevalência do interesse público" na titularidade do poder sobre o bem. Este imóvel foi aprovado para retornar ao município.
A luta por igualdade e respeito vai tomar as ruas de Ribeirão das Neves no próximo dia 5 de outubro, com a realização da 3ª Parada LGBTQIAPN+ da cidade. O evento acontecerá a partir das 12h, na Arena Ribeirão, localizada na Rua Cataguases, 133 – Bairro Sevilha.
Organizado pelo coletivo Neves em Ação pela Diversidade em parceria com a Aliança LGBTI+, o evento traz como bandeira o fortalecimento de políticas públicas para a população LGBTQIAPN+ e a construção de uma cidade mais justa, igualitária e diversa.
Com expectativa de grande participação, a parada promete reunir atrações culturais, discursos de lideranças e momentos de celebração da diversidade.
Serviço:
* Evento: 3ª Parada LGBTQIAPN+ de Ribeirão das Neves
* Data: 05 de outubro de 2025
* Horário: A partir das 12h
* Local: Arena Ribeirão – R. Cataguases, 133 – Sevilha
* Entrada gratuita
A Bubble, negócio de sobremesas criado em Ribeirão das Neves pelo casal Cesar Reis e Fran Rosa, está pronta para representar Minas Gerais na etapa final da Expo Favela Innovation Brasil, em novembro, na cidade de São Paulo. A empresa, que começou em um food truck há menos de um ano, conquistou o Top 5 da etapa mineira e se destacou com seu modelo de negócio inovador e escalável.
O empreendimento surgiu da paixão do casal por criar, unindo a experiência de Cesar como tatuador e a de Fran como publicitária. A ideia era trazer para a periferia de Ribeirão das Neves produtos inovadores, inspirados em doces internacionais como o bubble tea e o bubble waffle, uma sobremesa de Hong Kong que virou febre no mundo todo.
O sucesso foi rápido. Em apenas três meses, a Bubble, que tinha um faturamento crescente e um modelo de negócio com alta margem de lucro, migrou do food truck para uma loja física no Centro da cidade. O casal planeja, inclusive, transformar a marca em uma rede de franquias e já iniciou conversas com o Sebrae para concretizar o sonho.
Crescimento e reconhecimento
O reconhecimento na Expo Favela é uma prova da força do empreendedorismo de periferia. A Bubble foi selecionada entre vários negócios criativos para representar o estado mineiro no evento nacional, que visa conectar negócios de comunidades com grandes empresas.
Além da loja, os empreendedores também participam de grandes eventos, como o Festival Prime Rock Brasil e o BOPE Games, para aumentar a visibilidade da marca. Para o futuro, o casal planeja a abertura de uma nova unidade em Lagoa Santa.
“Ficamos muito felizes de ter participado, sobretudo, por esse reconhecimento. É um resultado muito importante e já estamos colhendo muitos frutos. Queremos aproveitar ao máximo essa experiência representando o estado mineiro na etapa nacional”, destaca Cesar Reis.
Para acompanhar a jornada da Bubble, siga o perfil oficial no Instagram: @bubble_oficial_.
A Shopee anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas temporárias e permanentes em todo o Brasil para reforçar suas operações na temporada de fim de ano. Em Minas Gerais, são 964 oportunidades disponíveis em unidades logísticas, com foco em cidades como Ribeirão das Neves e outras regiões da RMBH.
As vagas são para apoiar o crescimento sazonal e não exigem experiência prévia, sendo administradas por consultorias parceiras da Shopee. Os interessados devem ter ensino fundamental completo, ser comprometidos e proativos, e ter disponibilidade para atuar em diferentes turnos.
Horários disponíveis
5×2 – segunda a sexta – 06h00 às 15h48
5×2 – terça a sábado – 06h00 às 15h48
3×4 – domingo a quinta – 14h00 às 23h30
5×2 – terça a sábado – 13h40 às 23h16
5×2 – terça a sábado – 22h00 às 06h55
Clique aqui ou envie currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A empresa também está com inscrições abertas para o Programa de Jovem Aprendiz em diversas operações logísticas no país, incluindo em Minas Gerais. O programa é direcionado a jovens de 18 a 21 anos que já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio, com disponibilidade para trabalhar de manhã ou à tarde. As inscrições para o programa de Jovem Aprendiz podem ser feitas até o final de outubro no site oficial da Shopee, disponível aqui.
Após 13 anos de união, agressor tentou matar ex-companheira na frente dos filhos
Um homem de 36 anos foi preso neste domingo (21) após tentar matar a ex-mulher, de 34, no bairro Veneza, em Ribeirão das Neves.
Segundo a Polícia Militar, ele tentou agredi-la com uma foice e, em seguida, a atropelou.
De acordo com o boletim de ocorrência, o casal manteve um relacionamento por 13 anos e tem dois filhos, de 11 e 3 anos.
A separação ocorreu há cerca de duas semanas. A vítima já possuía medida protetiva contra o ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento e apresentava comportamento agressivo e possessivo.
No dia do crime, o homem chegou à casa da mulher embriagado. Além dela e das crianças, estava no local o atual namorado da vítima, de 35 anos.
Testemunhas relataram que o agressor partiu para cima da ex-companheira, mas foi contido pelo namorado, que usou um pedaço de pau para se defender.
Em seguida, o suspeito pegou uma foice e correu atrás da mulher, que fugiu para a rua. Ele então entrou em um carro e a atropelou.
O veículo caiu em uma vala, e o homem saiu do automóvel ainda com a foice nas mãos, mas foi contido e preso pela Polícia Militar.
Aos policiais, o agressor alegou que foi ao local apenas para buscar documentos e que teria perdido o controle do carro após ser agredido pelo atual namorado da ex.
Mesmo após a prisão, ele continuou fazendo ameaças à vítima, afirmando que, se a matasse, “dez anos de cadeia não seriam nada”.
A mulher sofreu ferimentos e foi socorrida, mas não corre risco de morte.
Ação da Gerência de Recursos Especiais (GER) teve como alvo suspeitos de crimes em Vespasiano; armas foram apreendidas durante a operação.
Na manhã deste domingo (21), uma operação realizada pela Gerência de Recursos Especiais (GER) da 3ª Região resultou na morte de dois homens no bairro Kátia, em Ribeirão das Neves. Segundo informações preliminares, os indivíduos eram investigados por suposto envolvimento em atividades criminosas na cidade de Vespasiano, especialmente na área do bairro Vila Esportiva.
Entre os mortos estava um homem conhecido pelo apelido de Dudu, apontado como alvo prioritário das forças de segurança. Durante a ação policial, foram apreendidas duas armas de fogo que estariam em posse dos suspeitos. Até o momento, não há informações sobre prisões adicionais ou feridos.
O caso segue sob investigação das autoridades competentes, que devem esclarecer os detalhes da operação e a participação de cada indivíduo nos crimes apontados. A Polícia Militar não divulgou informações sobre a motivação do confronto nem se houve resistência por parte dos suspeitos.
As autoridades reforçam que medidas de segurança e protocolos de investigação estão sendo seguidos, e que novas informações devem ser divulgadas à medida que o inquérito avançar.
O músico Guilherme Barros, de Ribeirão das Neves, é um dos 10 finalistas nacionais do 4º Festival de Música de Itabirito, com a canção inédita “Barbacena”, inspirada em sua própria tentativa de ingressar em uma universidade de música. A final do festival acontecerá no dia 11 de outubro, no Cine Teatro Liz Bastos, em Itabirito (MG).
A competição deste ano bateu recorde de inscrições. Foram 421 músicas enviadas por 181 artistas, sendo 102 composições locais (de Itabirito) e outras 319 de músicos de 12 estados e do Distrito Federal, incluindo São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte, entre outros.
Sobre o artista
Guilherme Barros está na estrada musical desde 2017. Em sua trajetória, já lançou dois EPs — “Piloto” (2019) e “Partida” (2020) —, além de quatro singles disponíveis em todas as plataformas digitais. Seu trabalho mais recente é o single “Grades Invisíveis”, que pode ser conferido abaixo:
▶️ Assista ao clipe de "Grades Invisíveis":
https://youtube.com/watch?v=eL0x-493noo&si=xGQzMUG5Ojx-yX3E
Com uma proposta autoral, sensível e conectada à realidade da juventude periférica, Guilherme representa Ribeirão das Neves com originalidade e força artística em um dos maiores festivais de música autoral de Minas Gerais.
A Prefeitura de Ribeirão das Neves anunciou a realização de um grande processo seletivo no próximo dia 29 de setembro, oferecendo mais de 450 oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A ação será promovida em parceria com o SINE (Sistema Nacional de Emprego) e o programa Segue no Trabalho.
O mutirão de empregos acontecerá na Avenida Denise Cristina da Rocha, nº 1500, no centro de Justinópolis, das 9h às 16h. A iniciativa busca facilitar o acesso da população às vagas formais de trabalho e aproximar empresas contratantes de trabalhadores em busca de uma recolocação ou do primeiro emprego.
As vagas abrangem diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade, sendo uma excelente oportunidade para quem deseja se recolocar profissionalmente ou iniciar sua trajetória no mercado.
A prefeitura recomenda que os interessados compareçam ao local portando documentos pessoais, carteira de trabalho física ou digital, CPF, RG, comprovante de residência e currículo impresso, se possível.
A ação reforça o compromisso da administração municipal com a geração de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Ribeirão das Neves se prepara para uma grande noite de música e entretenimento no próximo dia 3 de outubro, com o aguardado show do cantor Hungria, atração principal do evento. A programação ainda contará com apresentações de Chocolate, DJ Vini Alves e outros artistas.
Além dos shows, o público poderá conferir uma exposição de carros esportivos e rebaixados, prometendo atrair também os apaixonados por automobilismo.
A organização informa que menores de idade só poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. No momento da entrada, será necessário o preenchimento e assinatura de um termo de responsabilidade. Ingressos disponíveis no sympla, clicando aqui!
O evento promete reunir fãs de música, cultura urbana e carros em uma experiência única na cidade.
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS