Enquanto o mercado se concentra em contratações temporárias para o pico de fim de ano, a TSEA Energia vai na contramão e anuncia a abertura de 130 vagas de emprego efetivas em Contagem, Minas Gerais. As contratações marcam o início da preparação para o ambicioso projeto de expansão da fábrica de transformadores de potência, que receberá um investimento total de R$ 700 milhões até 2029.
A maior parte das oportunidades está concentrada na área de produção fabril, mas a empresa também busca técnicos e especialistas.
Segundo Walquíria Caldeira, gerente de Recursos Humanos da TSEA Energia, a ampliação do quadro de colaboradores está sendo feita de forma escalonada. A estratégia visa garantir a precisão dos processos industriais, essenciais na fabricação de equipamentos de longa durabilidade.
“Três anos passam rápido, e precisamos contratar e treinar agora as pessoas que integrarão essa nova fase. Não é possível incorporar todos os 800 novos profissionais de uma só vez. Os processos seletivos são gradativos”, explica Caldeira, destacando a importância da formação e integração gradual.
A TSEA Energia prevê preencher grande parte das 130 vagas ainda neste ano, finalizando o processo até janeiro de 2026. A companhia reforça o interesse em profissionais que buscam uma carreira de longo prazo no setor de infraestrutura elétrica.
Com quase seis décadas de atuação, a TSEA Energia é uma referência global em soluções completas e sustentáveis para o setor de infraestrutura elétrica. A empresa é reconhecida pela tecnologia avançada, inovação e pelo impacto positivo de seus projetos em diversos setores da economia.
A TSEA Energia possui unidades fabris em Contagem e Betim (MG), Curitiba (PR), além de um escritório em São Paulo (SP).
Os interessados devem acompanhar as vagas e se candidatar diretamente no site da empresa (www.tseaenergia.com.br).
As oportunidades também são divulgadas nas redes sociais oficiais da companhia.
Atividades celebram a cultura afro-brasileira, a ancestralidade e o enfrentamento ao racismo ao longo de todo o mês
O mês de novembro será marcado por uma intensa agenda de ações promovidas pelos movimentos sociais de Ribeirão das Neves, reunindo arte, espiritualidade, debate e valorização da identidade negra. A programação, organizada pelo Frente Negra Ribeirão das Neves e Associação da Diversidade, ambos da Rede Selo Akoma, integram o calendário do Novembro Negro e convidam toda a população a refletir sobre a luta antirracista e a herança cultural afro-brasileira.
As atividades têm início no dia 14 de novembro, com o VII Sarau Antirracista: (R)Existo!, que neste ano traz como tema Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. O evento acontece às 18h30, no Parque Ecológico de Neves.
No dia 15 de novembro, o debate toma forma com a I Roda de Conversa “Descolonizando a Masculinidade”, às 18h, no Centro Cultural Poesias de Status. A iniciativa propõe repensar as construções sociais em torno da masculinidade negra a partir de uma perspectiva libertadora e coletiva.
Já no dia 19 de novembro, ocorre o IV Encontro Afrocentrado, das 7h30 às 17h20, na Escola Estadual João Corrêa Armond, com o tema “Saberes do Hip-Hop”. O encontro valoriza o movimento hip-hop como espaço de produção de conhecimento, resistência e afirmação da juventude negra.
No dia 20 de novembro (feriado!), data que marca o Dia da Consciência Negra, será realizada a II Plenária Negra da Frente Negra Ribeirão das Neves, com o tema “As Dificuldades das(os) Jovens Negras(os) em Ribeirão das Neves – Autoaceitação, Representatividade e Pertencimento”. Com apoio do Comitê de Cultura de Minas Gerais, o encontro acontece das 9h às 12h, no CAIC do bairro Santa Paula.
Encerrando o mês, no dia 22 de novembro, acontece a II Lavagem Sagrada dos Povos de Religiões Afro-brasileiras, com o tema “Ecologia e Espiritualidade Negra: o cuidado com a Terra como herança ancestral”. O evento, que une fé, ancestralidade e consciência ambiental, será realizado das 9h às 14h, também no Parque Ecológico de Neves.
As ações do Novembro Negro em Ribeirão das Neves reafirmam o compromisso dos movimentos sociais com a luta antirracista, o fortalecimento da identidade negra e a valorização das tradições afro-brasileiras como pilares da cultura e da cidadania.
Serviço – Novembro Negro em Ribeirão das Neves
📅 14/11 – VII Sarau Antirracista: (R)Existo!
Tema: Zumbi dos Palmares
🕕 18h30 | 📍 Parque Ecológico de Neves (R. Augusto Guimarães, 892 – Várzea Alegre)
📅 15/11 – I Roda de Conversa Descolonizando a Masculinidade
🕕 18h | 📍 Centro Cultural Poesias de Status (R. Padre Pedro Cordeiro da Rocha, 355 – Centro)
📅 19/11 – IV Encontro Afrocentrado
Tema: Saberes do Hip-Hop
🕗 07h30 às 17h20 | 📍 E.E. João Corrêa Armond (R. Cataguases, 143 – Sevilha 2ª Seção)
📅 20/11 – II Plenária Negra da Frente Negra Ribeirão das Neves
Tema: As Dificuldades das(os) Jovens Negras(os) em Ribeirão das Neves – Autoaceitação, Representatividade e Pertencimento
🕘 09h às 12h | 📍 CAIC (R. Seicidio Jorge Ricardo, 86 – Santa Paula)
📅 22/11 – II Lavagem Sagrada dos Povos de Religiões Afro-brasileiras
Tema: Ecologia e Espiritualidade Negra: o cuidado com a Terra como herança ancestral
🕘 09h às 14h | 📍 Parque Ecológico de Neves (R. Augusto Guimarães, 892 – Várzea Alegre)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Ribeirão das Neves, e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), deflagraram na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, a Operação Lucas 12:3, que investiga a suposta prática de “rachadinha” no gabinete do vereador Claudinho de Neves (PP).
A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão relacionados às investigações, que começaram após denúncias anônimas encaminhadas ao MPMG em julho de 2021. De acordo com o órgão, há indícios de que assessores nomeados eram obrigados a repassar parte dos seus salários ao parlamentar – prática que configura desvio de recursos públicos.
A ação contou com a participação de um promotor de Justiça, três servidores do MPMG e 35 policiais militares da 2ª Região da PMMG. O nome do vereador investigado não havia sido oficialmente divulgado pelo MP, mas foi confirmado por fontes ligadas ao caso.
O nome da operação faz referência ao versículo bíblico de Lucas 12:3: "Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado".
Claudinho de Neves foi reeleito vereador com 4.780 votos. Tentamos contato com o parlamentar, mas até o momento não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para manifestações.
Mulher de 40 anos foi presa em 29 de outubro, mas a família só soube do paradeiro após registrar um boletim de ocorrência de desaparecimento em Ribeirão das Neves.
De acordo com o G1, uma mulher de 40 anos identificada como Josiane Maria Faustino de Jesus foi dada como desaparecida pela própria família em 5 de novembro. No entanto, após iniciar uma investigação para encontrar a mulher, a polícia descobriu que Josiane de Jesus está presa desde 29 de outubro.
Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a suspeita preferiu não comunicar à família sobre a prisão, e avisou apenas para um amigo.
Josiane está presa no Presídio José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, pelos crimes de ameaça e coação, conforme informou a instituição.
Quem registrou o desaparecimento da mulher, no último dia 5, foi a filha dela, uma jovem de 20 anos. Segundo o histórico da ocorrência, a família não conseguia contato com Josiane desde 27 de outubro. Naquela data, a mulher se mudou de casa por conta do término de um relacionamento e informou que passaria a morar no bairro Venda Nova, em Belo Horizonte.
Em nota de atualização, a Polícia Civil esclareceu que a falta de comunicação com a família se deu por uma escolha da própria investigada no momento da prisão.
"A PCMG esclarece que, no ato de sua prisão, a investigada teve seu direito constitucional assegurado de comunicar o fato à família, e optou por fazê-lo a amigo sob a alegação de não possuir familiares próximos," informou.
Nesta terça-feira (11), a Polícia Civil registrou a ocorrência de pessoa localizada, e encerrou o caso de desaparecimento após confirmar que Josiane se encontra no sistema prisional.
Como parte das ações do mês da Consciência Negra, será realizado no dia 19 de novembro, a partir das 9h, o Seminário Contra o Racismo, em Ribeirão das Neves. O evento propõe um espaço de escuta, formação e mobilização para discutir estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural, além de promover a valorização da diversidade étnico-racial.
Com programação voltada ao público geral, o seminário pretende reunir lideranças, ativistas, educadores, agentes públicos e a comunidade para refletir sobre os desafios e avanços no combate ao racismo. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online: [https://forms.gle/xizJg7exDbTHy5jd6].
O local do evento será divulgado em breve pelas redes oficiais dos organizadores. A iniciativa reforça o compromisso da cidade com a promoção da equidade racial e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Mais informações no telefone 3638-2741.
A Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil incluirá Ribeirão das Neves em seu roteiro em Minas Gerais, com passagem confirmada para o dia 7 de dezembro. O comboio, composto por cinco caminhões temáticos, iniciará o trajeto na cidade às 21h.
A atração faz parte da edição de 2025 da Caravana, que reforça ações de sustentabilidade e inclusão. O evento terá suas emissões de carbono compensadas, obtendo o selo de Evento Neutro. Além disso, haverá uma ação de audiodescrição para pessoas com deficiência visual acompanharem a experiência em tempo real.
O percurso em Ribeirão das Neves está detalhado para iniciar na Avenida dos Nogueiras, no Centro (entre os números 8 e 112), e finalizar na Rua Ari Teixeira da Costa, no bairro Savassi (entre os números 1127 e 1081).
A Caravana de Natal conta com duas comitivas idênticas, cada uma formada por cinco caminhões que representam os cenários "Carrossel dos Sonhos", "Dança com Cartas", "Presente de Natal", "Caixinha de Música" e "Celebração do Natal". As composições incluem a presença do Papai e Mamãe Noel, e prometem projeções, luzes e coreografia de uma bailarina.
A atração é gratuita e integra as ações de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil com o mote “Pegue uma Coca-Cola e viva o Natal”.
Roteiro Detalhado em Ribeirão das Neves
Data: 7 de dezembro
Horário Previsto: A partir das 21h
Início do Trajeto: Avenida dos Nogueiras (Centro, entre os números 8 e 112)
Término do Trajeto: Rua Ari Teixeira da Costa (Savassi, entre os números 1127 e 1081)
Fonte: Coca Cola
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) inicia, no dia 12 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2026, oferecendo 4.811 vagas em 142 cursos de graduação presenciais. As oportunidades estão distribuídas em 18 cidades, abrangendo a capital e o interior mineiro.
Inscrições e Prazos
Ampla Concorrência: As inscrições vão de 12 de novembro a 11 de dezembro de 2025.
Programa de Reserva de Vagas: Candidatos a esta modalidade têm o prazo de 12 a 26 de novembro para se inscrever e enviar a documentação comprobatória.
Taxa: O valor da inscrição é de R$ 30. Há possibilidade de isenção da taxa para egressos de escolas públicas e inscritos no CadÚnico.
O processo seletivo será executado pela Legalle Concursos, com a supervisão da Comissão Permanente de Vestibular da UEMG (Copeve).
Prova e Cidades de Aplicação
A prova de conhecimentos gerais será aplicada presencialmente no dia 18 de janeiro de 2026.
As cidades que sediarão o exame são as que possuem Unidade Acadêmica da UEMG: Abaeté, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.
A Casa Semifusa promove, no feriado de 20 de novembro, a terceira edição da Festa da Música Negra, evento que celebra a cultura negra e periférica com uma programação repleta de atrações artísticas e ações de valorização da identidade cultural local.
Entre os destaques da programação estão a Batalha da Casa, tradicional duelo de rimas entre MCs, que nesta edição premiará o campeão com R$ 500,00 e o vice com R$ 200,00 além do troféu simbólico. A atração principal da noite é o cantor e compositor Marcos Brey, artista de Ribeirão das Neves, que apresenta o show “Luzir”, inspirado na vivência negra nas periferias e na estética do super-herói Pantera Negra.
Também integram o line-up o Bloco Akele Auê, com um repertório voltado à ancestralidade e ritmos afro-brasileiros, e o DJ VM (Victor Mujica), que traz à pista uma seleção de sons marcada pelo groove e representatividade.
O evento ainda contará com uma feira de gastronomia e artesanato, que valoriza empreendedores locais e impulsiona a economia criativa da região.
A festa será realizada na sede da Casa Semifusa (Rua Cataguases, 73, Sevilha B), a partir das 16h, com entrada gratuita. A ação é aberta a todos os públicos e pretende ser um espaço de celebração, reflexão e resistência por meio da arte e da cultura.
Caixa Econômica Federal acaba de publicar o aguardado edital para seu novo concurso público, oferecendo 184 vagas de nível superior. As remunerações iniciais são altamente atrativas, podendo chegar a R$ 14.915,00.
O certame, que será executado pela Fundação Cesgranrio, busca profissionais para diversas áreas de Engenharia, Arquitetura e Medicina.
A maior parte das oportunidades está concentrada nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, que, juntamente com outras Engenharias, oferecem o salário máximo de R$ 14.915,00 para 40 horas semanais.
Cronograma e Inscrições
As inscrições abrem na data de publicação do edital, 7 de novembro de 2025, e seguem até 8 de dezembro de 2025.
Clique aqui: https://www.cesgranrio.org.br/concursos/
Inscrições: 7 de novembro a 8 de dezembro de 2025
Provas Objetivas e Discursivas: 1º de fevereiro de 2026
Resultado Final: 26 de maio de 2026
Além dos altos salários, os futuros empregados terão acesso a um robusto pacote de benefícios sociais, comum a grandes estatais:
Assistência à saúde e Previdência complementar.
Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Auxílio alimentação, refeição, vale-transporte e auxílio-creche.
💡 Reserva de Vagas: O concurso prevê cotas para garantir a inclusão, reservando 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), 25% para Pessoas Negras, 3% para Pessoas Indígenas e 2% para Pessoas Quilombolas.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, garantindo a convocação de mais aprovados no cadastro de reserva.


O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS