Ribeirão das Neves marcou presença no Simpósio Brasileiro sobre Doença Falciforme, organizado pela FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME (FENAFAL) e Ministério da Saúde, um evento crucial em Brasília, realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, que reuniu profissionais e gestores de saúde para debater a atualização e o fortalecimento das políticas públicas relativas à doença.
A participação do município de Ribeirão das Neves tem como intuito reforçar o compromisso com a saúde da população e, em especial, com as ações de equidade racial no SUS, já que a Doença Falciforme é uma das enfermidades hereditárias mais comuns no Brasil, atingindo majoritariamente a população negra. A cidade tem cerca de 300 pacientes com a doença na cidade.
Profissionais da área da saúde de Neves acompanharam ativamente as discussões no simpósio, buscando atualização técnica e aprimoramento na rede de cuidados do município.
As mesas e atividades do simpósio cobriram uma vasta gama de tópicos diretamente relevantes para o cuidado integral dos pacientes em Neves, incluindo:
Cenários Globais e Novos Caminhos: Foram discutidas recomendações internacionais e o impacto da tecnologia, incluindo o uso de Inteligência Artificial (IA), no acompanhamento e monitoramento dos pacientes.
Gestão e Integralidade do Cuidado: O evento abordou desafios no diagnóstico para garantir a integralidade e a equidade do tratamento no país.
Avanços Terapêuticos: Houve discussões sobre as perspectivas de Transplante de Medula Óssea e a relevância da Hemorrede na organização do cuidado em saúde.
Complicações e Manejo: Profissionais de Neves puderam acompanhar o debate sobre o manejo de complicações crônicas, como úlceras, alterações orais e complicações neurológicas e cardiovasculares.
Cuidado Integral da Infância à Maturidade: Mesas específicas focaram na Saúde da Criança, a transição do cuidado para a adolescência/adulto, o manejo da dor e a importância da saúde mental para as pessoas com Doença Falciforme.
Além da atualização clínica, a presença de Ribeirão das Neves no Simpósio demonstrou um esforço para:
Ampliar a rede de cuidados no município, visando o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado.
Fortalecer políticas inclusivas e colocar o município no centro das discussões sobre saúde, justiça social e combate ao racismo estrutural.
O simpósio também dedicou espaço para a participação cidadã e o Controle Social, com a discussão do papel dos usuários na construção da política de atenção à Doença Falciforme e a reflexão sobre os 20 anos da Política Nacional.

