All for Joomla All for Webmasters

Ribeirão das Neves conclui capacitação inédita em Justiça Restaurativa

Cerimônia no Fórum de Ribeirão das Neves reuniu autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário

A primeira turma de Facilitadores em Justiça Restaurativa de Ribeirão das Neves, foi concluída na semana passada, com a entrega de certificados de participação.

A capacitação faz parte de um projeto pioneiro na cidade e marca a primeira fase da implementação da justiça restaurativa no município. Principal polo prisional de Minas Gerais, a região concentra mais de 10% dos presos do estado.

Com a presença de autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, a cerimônia aconteceu no Fórum de Ribeirão das Neves e marcou a conclusão da formação que busca implementar a cultura do diálogo, da paz e da resolução consensual de conflitos na região.

“Este é um marco histórico para o município e fruto da articulação de autoridades, sociedade civil, conselho municipal e parceiros institucionais que possuem muita vontade de gerar uma transformação social para Ribeirão das Neves”, celebra Camila Linhares, CEO da Unniversa Soluções de Conflitos, instituição responsável pela condução da formação.

Segundo Jéssica Gonçalves, advogada, sócia da Unniversa Soluções de Conflitos e responsável pela coordenação da formação, a capacitação em justiça restaurativa visa fortalecer uma rede colaborativa voltada para a pacificação de relações e o acesso à justiça, sendo esse o primeiro passo para que as práticas restaurativas possam chegar aos presídios.

“Estamos finalizando a primeira etapa do projeto no município e, diante do contexto regional, a iniciativa não poderia ser mais atual. A justiça restaurativa é o caminho para que os envolvidos em conflitos encontrem soluções por meio do diálogo e da reparação, promovendo a reconstrução de vínculos e a redução da violência. Nosso objetivo é que essas práticas se tornem uma ferramenta constante de mediação e transformação social dentro e fora do sistema prisional, impactando na diminuição da criminalidade e da reincidência. Isso também se estende à comunidade, com segurança e paz”, finaliza.

0
0
0
s2smodern

bg contorno