All for Joomla All for Webmasters

Trabalho

O Governo Federal acaba de anunciar a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), uma oportunidade para quem busca ingressar no serviço público. Serão oferecidas 3.352 vagas distribuídas em 35 órgãos diferentes da administração federal.
Para aqueles que almejam uma carreira no setor público, é importante ficar atento aos detalhes deste concurso. A previsão é que o edital com todas as informações e o período de inscrições sejam divulgados em julho de 2025. A primeira etapa da seleção, que consiste na prova objetiva, está agendada para o dia 5 de outubro de 2025.
De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, este concurso busca construir um serviço público que represente a diversidade da população brasileira, utilizando um modelo de seleção moderno, justo e que promova a inclusão.
Nesta segunda edição, o CPNU seguirá a mesma estrutura da primeira, com os candidatos podendo se inscrever em nove blocos temáticos. Dentro de cada bloco, será possível indicar a preferência por diferentes cargos, facilitando a participação em diversas oportunidades com uma única inscrição. As provas deverão ser aplicadas em cerca de 228 cidades em todo o país.
Há oportunidades para candidatos com diferentes níveis de escolaridade. Para quem possui nível superior, destacam-se vagas como Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico e Analista Técnico de Defesa e Justiça, com 250 vagas imediatas cada. Outros órgãos com vagas de nível superior incluem os ministérios das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, do Turismo, da Integração e Desenvolvimento Regional, da Fazenda e da Pesca e Aquicultura.
Para quem tem ensino médio completo, também há diversas chances em agências reguladoras importantes, como ANP, Anac, Anatel, ANM, ANS, Antaq, ANTT e Anvisa, entre outras.
Fique atento ao cronograma:
Julho de 2025: Publicação do edital e início das inscrições.
5 de outubro de 2025: Realização da prova objetiva (primeira etapa).
7 de dezembro de 2025: Aplicação da prova discursiva (para os aprovados na primeira fase).
Fevereiro de 2026: Divulgação dos resultados finais.
Uma novidade importante é que a convocação para a segunda fase do concurso considerará nove vezes o número de vagas disponíveis para cada cargo, tanto para a ampla concorrência quanto para as vagas reservadas.
Em comparação com a primeira edição, que contou com 21 órgãos, este segundo CPNU terá a participação de 35 órgãos públicos. Além disso, haverá a inclusão de duas novas carreiras de nível superior: Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.
Outra mudança é na forma de identificação dos candidatos durante a prova. O CPNU 2 utilizará um código de barras no cartão-resposta, substituindo o preenchimento manual com caneta preta. Essa nova tecnologia visa garantir maior agilidade na correção e imparcialidade no processo, mantendo o anonimato dos candidatos durante a avaliação.
A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado foi o maior concurso já realizado no Brasil, com mais de 2,11 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As provas foram aplicadas em 228 cidades, facilitando o acesso de candidatos de todo o país. Um dado relevante é que 24,5% dos aprovados se autodeclararam negros, 2,3% indígenas e 6,8% pessoas com deficiência, demonstrando o potencial do concurso para promover a diversidade no serviço público.
Acompanhe as próximas divulgações do Governo Federal para não perder o prazo de inscrição e se preparar para as provas.

 

0
0
0
s2smodern

O Sistema Divina Providência realizará mais um feirão de empregos e estágios, trazendo diversas vagas para diferentes níveis de escolaridade e experiência. Amanhã, quinta-feira, dia 10 de abril, serão ofertadas 35 vagas, abrangendo desde cargos de nível básico e médio, até oportunidades para profissionais de nível superior, estudantes em busca de estágio e também para Pessoas com Deficiência (PCDs).
Os interessados poderão encontrar vagas para terapeuta ocupacional, psicólogo, professor de matemática, estagiário em Serviço Social e Direito, monitor de ressocialização prisional e auxiliar administrativo (inclusive para PCDs). As oportunidades são para atuação na empresa Gestores Prisionais Associados (GPA), que presta serviços no sistema prisional. Informações sobre os salários serão fornecidas durante o processo de entrevista.
O feirão acontecerá na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, localizada na Rua Ari Teixeira, número 1.500, no bairro Santa Paula, em Ribeirão das Neves. O horário de atendimento será das 9h às 12h. Para participar, os candidatos devem comparecer ao local munidos de documentos pessoais (RG e CPF) e currículo atualizado.
Além da oportunidade de conquistar um novo emprego ou estágio, os candidatos poderão conhecer os benefícios oferecidos pela empresa para os cargos efetivos, que incluem cartão alimentação no valor de R$ 394, convênio com o Sesc, descontos em faculdades parceiras, acesso ao Gympass, plano de saúde coparticipativo, plano odontológico, prêmio assiduidade, restaurante na empresa, seguro de vida, vale-transporte e a plataforma de saúde emocional Wellz. Para os estagiários, os benefícios oferecidos são cartão alimentação no valor de R$ 162, convênio com o Sesc, Gympass, restaurante na empresa, seguro de vida, vale-transporte e acesso ao Wellz.
Entre as vagas em destaque, o feirão oferecerá oportunidades para:
3 vagas para Terapeuta Ocupacional: Exige-se curso superior e experiência na área.
1 vaga para Psicólogo: Requer curso superior, CRP ativo e experiência na área.
1 vaga para Professor de Matemática: Necessário curso superior em Matemática ou Física e experiência na área.
2 vagas para Professor Sócio Recreativo: Candidatos devem possuir curso superior em Educação Física e experiência como professor de educação física.
3 vagas para Estágio em Direito: Destinado a estudantes cursando do 5º ao 9º período, com disponibilidade para trabalhar das 12h às 18h.
2 vagas para Estágio em Serviço Social: Aberto a estudantes a partir do 2º período, com disponibilidade para trabalhar nos turnos de 8h às 14h ou das 12h às 18h.
15 vagas para Monitor de Ressocialização Prisional: Não exige experiência, mas requer disponibilidade total de horário.
3 vagas de Auxiliar Administrativo para PCD ou Reabilitado INSS: Necessário ensino médio completo e laudo médico.
3 vagas para Auxiliar de Manutenção: Não há exigência de escolaridade ou experiência.
O Sistema Divina Providência, com mais de 50 anos de atuação, é reconhecido em Minas Gerais pelo seu trabalho na inclusão social, qualificação profissional e resgate da cidadania. A instituição filantrópica realiza anualmente mais de 165 mil atendimentos em suas diversas obras assistenciais, programas e projetos, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade.

0
0
0
s2smodern

O feirão de empregos ocorrerá nesta quinta-feira, 3 de abril, com a oferta de 51 vagas de trabalho. Entre as oportunidades disponíveis, destacam-se as de Técnico Instalador, Auxiliar de MDU e Instalador de TV a Cabo.
Para a vaga de Técnico Instalador, os candidatos devem ter ensino médio completo e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. Não é exigida experiência prévia para esta função, que atua no setor de telefonia e internet. Serão oferecidas 16 vagas para Técnico Instalador.
O feirão também oferece 5 vagas para o cargo de Auxiliar de MDU. Para esta posição, é necessário ter ensino médio completo e possuir CNH categoria B. Assim como para Técnico Instalador, não é exigida experiência anterior para concorrer a esta vaga, que também atua no setor de telefonia e internet.
Além dessas oportunidades, haverá 30 vagas para Instalador de TV a Cabo. Os requisitos para esta função são ensino médio completo e possuir CNH categoria B. Assim como as demais vagas, não é necessário ter experiência prévia para se candidatar. O trabalho também será no setor de telefonia e internet.
O evento acontecerá na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, localizada na Rua Ari Teixeira da Costa, número 1.500, no bairro Santa Paula. Os interessados poderão comparecer ao local entre 9h e 12h.
Para se candidatar a qualquer uma das vagas, é necessário levar documentos pessoais e currículo atualizado. O feirão representa uma oportunidade para os moradores de Ribeirão das Neves que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

0
0
0
s2smodern

Feirão de Empregos organizado pelo Sistema Divina Providência acontecerá no dia 28 de março, das 9h às 12h, na Cidade dos Meninos, situada na Rua Ari Teixeira, nº 1500, no bairro Santa Paula.
O feirão oferecerá diversas oportunidades de trabalho, confira a lista de vagas e requisitos:
Auxiliar de Expedição (15 vagas) - Ensino fundamental completo, disponibilidade de horários, facilidade com carga e descarga.
Conferente (2 vagas) - Ensino fundamental completo, disponibilidade de horários, desejável experiência como Conferente e contato com câmaras frias e congeladas.
Analista de Armazém (1 vaga) - Ensino fundamental completo, experiência com produtos congelados, resfriados e câmaras frias, conhecimento em armazenagem, conhecimento intermediário em Excel e WMS.
Assistente de Transporte Noturno (2 vagas) - Ensino fundamental completo, disponibilidade de horários, facilidade com sistemas e Excel.
Assistente de Monitoramento (1 vaga) - Ensino fundamental completo, facilidade com sistemas e Excel, facilidade em comunicação com os motoristas.
Operador de Carga e Descarga (10 vagas) - Desejável experiência na área, sexo masculino, residir na região de Contagem.
No total, serão oferecidas 31 vagas de emprego em diversas áreas. Os interessados em participar do feirão devem comparecer ao local na data e horário indicados, portando currículo e documentos pessoais.

0
0
0
s2smodern

A empresa Playvender Distribuidora com sede no bairro Vereda em Ribeirão das Neves foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais por ter implantado uma planilha de controle de tempo e frequência dos empregados no uso do banheiro, computando, inclusive, os minutos gastos para as necessidades fisiológicas. A decisão foi da Vara do Trabalho de Ribeirão das Neves, em ação movida por um ex-empregado. A empresa, que é do ramo de distribuição de material de higiene e limpeza, negou qualquer tipo de controle no uso dos banheiros. Em sua defesa, alegou que as acusações são absurdas, “não conseguindo vislumbrar uma empresa que utiliza desse artifício no Brasil ou em qualquer parte do mundo”.
Porém, provas periciais confirmaram a ilegalidade. Segundo a juíza do caso, Maritza Eliane Isidoro, fichas de anotações eram utilizadas com a denominação: “Controle de Frequência do Galpão no Banheiro”. O documento incluía ainda uma coluna específica para computar o total de minutos gastos.
Testemunhas ouvidas também confirmaram a conduta da empresa. Em seu depoimento, uma delas afirmou: “que tinha livre acesso ao banheiro, porém havia uma empregada da reclamada que anotava nome e o tempo de permanência de cada empregado no banheiro; que a lista com os nomes e tempo de permanência dos empregados no banheiro era repassada ao encarregado ao final do expediente para controle, sendo que chamava a atenção de quem demorasse”.
Na avaliação da juíza, é indiscutível o constrangimento pessoal para o trabalhador, com reflexos negativos em sua esfera moral. Dessa forma, determinou o pagamento da indenização, lembrando que “o valor da penalidade traz em sua essência uma natureza pedagógica, e não punitiva”.
Segundo a magistrada, para fixação da reparação do prejuízo moral, foram considerados os valores materiais que possam trazer certo conforto à sua dor moral, sem desconsiderar a gravidade e repercussão do dano, a intensidade da culpa do empregador, a sua situação econômica e a extensão do prejuízo causado. A condenação levou em conta esses critérios, sendo arbitrada a indenização no valor de R$ 2.500,00. Há recurso contra a decisão, em trâmite do TRT-MG.

0
0
0
s2smodern

O Instituto O Grito, em parceria com a Gerando Falcões, realizou um marco histórico na luta contra o desemprego nas favelas de Ribeirão das Neves. O evento intitulado "Pacto Pela Empregabilidade" aconteceu no dia 10 de maio de 2024, nas dependências do Instituto O Grito, localizado no bairro Jardim Alvorada e Soares.
O evento reuniu influentes líderes de diversos setores, comprometidos com a missão de combater o desemprego e promover a inclusão social. Destacaram-se as participações de Léo, CEO do Instituto O Grito, que abordou a realidade do território e a importância do pacto; Pedro, Coordenador de Território da Gerando Falcões; Valter, gerente de território; e Jessica Batista, coordenadora Geral no território Vila Jardim Alvorada e Soares. Durante o evento, foram discutidas estratégias para reduzir o desemprego, promover a responsabilidade social e combater a pobreza.


Um dos momentos mais marcantes foi a assinatura do termo de responsabilidade, reforçando o compromisso mútuo das partes envolvidas, seguido pela entrega de troféus, simbolizando o comprometimento dos participantes. Destacou-se também o relato emocionante de Gislaine Duarte, moradora da comunidade, que compartilhou sua história e sua jornada em busca de oportunidades.


O evento resultou em um compromisso firme de empregabilizar mais de 80% dos participantes desempregados, com uma abordagem que mobiliza as empresas a adaptarem-se às realidades individuais de cada candidato, promovendo uma inclusão efetiva no mercado de trabalho.


Como parte das ações de seguimento, iniciou-se um processo intensivo de relacionamento com as empresas participantes, com o encaminhamento dos currículos dos candidatos envolvidos, garantindo que as promessas de empregabilidade se transformem em oportunidades reais de trabalho.


O Pacto Pela Empregabilidade marca um passo significativo na missão conjunta de combater o desemprego e promover a inclusão nas favelas de Ribeirão das Neves. O Instituto O Grito e a Gerando Falcões reafirmam seu compromisso de continuar trabalhando juntos para construir um futuro melhor para todos.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno