All for Joomla All for Webmasters

Meio Ambiente

No próximo sábado, 29 de novembro, moradores, lideranças comunitárias e defensores do meio ambiente irão às ruas para participar da Caminhada Ecológica “Salve a Lajinha!”, em defesa do território da Lajinha, importante área verde e de memória em Ribeirão das Neves.
A concentração está marcada para às 7h30, no Quilombo do Rosário, com saída prevista às 8h. A caminhada busca mobilizar a população em torno da preservação da natureza e da valorização dos territórios tradicionais, diante das ameaças ambientais que cercam a região.
Com o lema “A Lajinha resiste quando a gente existe”, o ato é um chamado à resistência e à conscientização sobre a importância da Lajinha como espaço de vida, e biodiversidade.
A mobilização é aberta ao público e espera reunir moradores de diversas regiões da cidade, movimentos sociais, ambientalistas e apoiadores da causa.

0
0
0
s2smodern

Ventania assustou moradores que registraram nuvens de poeira; capital e região metropolitana estão em alerta de pancadas de chuva.
Durante a ventania, um telhado de zinco chegou a se desprender e cair na rua em Ribeirão das Neves, na Grande BH. Conforme o Corpo de Bombeiros, a estrutura ficou escorada na rede elétrica. O local está isolado e aguarda os trabalhos da Cemig. Não houve registro de feridos.


BH e região metropolitana estão em alerta de possibilidade de pancadas de chuva. A previsão é que a partir desta sexta-feira (15/9), a temperatura caia e o tempo fique mais instável. Isso porque uma frente fria passa pelo Sudeste do país.

0
0
0
s2smodern

Os vereadores de Ribeirão das Neves mantiveram, nesta terça-feira (19), o veto do prefeito Junynho Martins (DEM) à emenda modificativa nº 021-c/2020, apresentada ao Projeto de Lei Complementar 008/2019, que institui o Plano Diretor de Ribeirão das Neves. Com isso, a emenda que pretendia alterar o zoneamento no entorno da região da Lajinha foi derrubada.

A apreciação do veto causou enorme polêmica durante a fala franca dos parlamentares. Ramon do Girico e Fábio Caballero se posicionaram claramente à emenda modificativa, enquanto Vanderlei Delei e Messias Veríssimo defenderam a preservação ambiental da região, que fica localizada entre o fim do bairro Porto Seguro, na região Central, e o Paraíso das Piabas, no distrito de Justinópolis. Ao fim da votação, 9 vereadores foram favoráveis à manutenção do veto e 4 foram contrários.

A emenda foi proposta durante audiência pública no mês de fevereiro e aprovada junto ao texto final do PL, em março. Posteriormente, a proposta foi vetada pelo chefe do Poder Executivo e também recebeu parecer contrário da comissão que analisou o veto.

0
0
0
s2smodern

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, na último sexta-feira (12), uma operação denominada Libertas, cujo objetivo é enfrentar o tráfico de animais silvestres nos municípios de Santa Luzia, Belo Horizonte e Ribeirão das Neves.

A operação, realizada pela 6ª Promotoria de Justiça de Santa Luzia, com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef) e do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim), e com apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), consistiu no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão deferidos pela 2ª Vara Criminal de Santa Luzia.

De acordo com o MP, foram mobilizados 25 policiais no cumprimento dos mandados, além de dois promotores de Justiça e três médicos veterinários do Ibama. Foram apreendidos instrumentos utilizados para transporte de aves, gaiolas, celulares, notebooks e outros equipamentos eletrônicos. Também foram resgatados pássaros silvestres em cativeiro irregular, sendo que alguns deles estavam em situação de maus-tratos. Os animais foram destinados Ibama, em Belo Horizonte.

A apuração dos fatos ocorreu no âmbito de Procedimento Investigatório Criminal do MPMG que teve início em março de 2018. O nome da operação "Libertas" faz alusão ao estado natural de liberdade em que devem ser mantidos os animais silvestres.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno