All for Joomla All for Webmasters

Edição destaca protagonismo feminino e democratização da arte de rua em Belo Horizonte


Belo Horizonte vai respirar arte, cores e representatividade nos primeiros dias de dezembro. Entre 1 e 3 de dezembro, o projeto ‘Criarte Urbana – Inclusão Criativa’ promove a etapa de manifestações artísticas que marca a finalização da segunda edição da iniciativa, idealizada pela artista Fênix Sthefany. A programação é aberta ao público e irá ocupar escolas da Zona Norte da capital com intervenções murais produzidas por sete mulheres artistas selecionadas.
Nesta fase, cada mural (com cerca de 4 m²) será criado de forma autoral pelas participantes, que darão vida a obras inspiradas em suas vivências, identidades e expressões. O movimento consolida o propósito do Criarte Urbana de fomentar a presença feminina na arte urbana, valorizando narrativas diversas e fortalecendo o território por meio da criatividade.


A etapa de formação, realizada em novembro, reuniu mentorias e vivências que prepararam as artistas para os processos criativos e para a ocupação dos espaços públicos. Agora, o foco está nas ruas, nas comunidades e nas escolas, onde a arte se torna ferramenta de transformação e diálogo.
Para Fênix Sthefany, que nasceu e cresceu na periferia da Zona Norte e tem no trabalho a exaltação das raízes afro e indígenas, ver o projeto ganhar esse alcance reafirma o impacto da arte como instrumento de emancipação.“O Criarte Urbana nasceu para pavimentar sonhos e expandir horizontes por meio da arte. Nesta edição, reunir mulheres artistas emergentes é também reconhecer a força criativa que pulsa na nossa cidade. É dar voz, visibilidade e oportunidade para que ocupem os espaços que sempre foram delas por direito,” afirma.


Fênix finaliza ressaltando que as manifestações artísticas representam o encerramento do ciclo formativo e marcam um convite à comunidade para conhecer de perto o processo, prestigiar as artistas e celebrar a democratização das artes visuais nos territórios periféricos.

Serviço – Intervenções Artísticas do Criarte Urbana


Projeto: Criarte Urbana – Inclusão Criativa
Atividade: Manifestações artísticas em murais (aberto ao público)
Horário: 12h às 17h
Datas e locais:
Sete artistas realizarão suas obras em instituições e espaços culturais da região:
1 e 2 de dezembro – Escola Municipal Padre Marzano Matias
Rua Érico Veríssimo, 1280 – Bairro Rio Branco, Belo Horizonte


2 e 3 de dezembro – Escola Estadual Ari da Franca
Rua Ministro Oliveira Salazar, 1057 – Bairro Santa Mônica, Belo Horizonte

0
0
0
s2smodern

A cena cultural de Ribeirão das Neves se prepara para receber um momento especial. A Companhia de Teatro traz à cidade o espetáculo "Capitão Fracasso", descrito como "um canto de amor ao teatro", prometendo emocionar o público em uma noite de arte acessível
A apresentação, viabilizada pelo Edital 10/2024 de Circulação de Espetáculos, acontecerá no sábado, 29 de novembro de 2025, às 19h30. O melhor: a ENTRADA É GRATUITA, um convite aberto a toda a população para prestigiar a produção.
O local escolhido para receber o público é o Cine Teatro Popular, situado na Rua do Comércio 225, no Bairro Tony.
Demonstrando um forte compromisso com a inclusão, a Companhia de Teatro assegura que o evento conta com recursos de Acessibilidade, conforme indicado pelos ícones AD (Audiodescrição) e de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no material de divulgação, garantindo que a experiência teatral seja compartilhada por todos.
A montagem e circulação de "Capitão Fracasso" são fruto de um trabalho que alia a iniciativa da Companhia de Teatro ao fomento público. A realização é possível graças aos recursos da Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e Governo Federal, além do suporte do Governo de Minas Gerais (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo) e do programa "Na Mina".
Este evento sublinha a importância do acesso livre à cultura e reforça a vitalidade artística de Ribeirão das Neves. A expectativa é grande para a apresentação que celebra a magia do teatro na cidade.

0
0
0
s2smodern

No próximo domingo, dia 30 de novembro, Ribeirão das Neves receberá a 58ª edição do Neves Moto Point, encontro tradicional entre motociclistas da região. O evento acontece a partir das 12h, no Roots Beer, localizado na Rua São João Evangelista, 199, no bairro Sevilha B II.

Com o lema "Unidos somos mais fortes", esta edição terá caráter solidário, com foco no apoio às pessoas com deficiência da cidade. A entrada é gratuita, mas os participantes são convidados a contribuir com o tradicional churrasco solidário e levando sua doação.

A programação inclui shows ao vivo a partir das 12h30, com apresentações das bandas ManoZé (rock nacional) e Duodrive. Além da música, haverá flash tattoo com Paulo Fernandes, além de espaço para confraternização entre os motoclubes presentes.

O evento conta com o apoio de empreendimentos locais e tem como proposta fortalecer o espírito de solidariedade por meio da cultura motociclística e do envolvimento comunitário.

0
0
0
s2smodern

Evento é gratuito e promovido pelo Coletivo La Noche é Cênica e busca refletir e estruturar políticas culturais da cidade
Ribeirão das Neves receberá nos dias 5 e 6 de dezembro o 1º Encontro de Políticas Culturais do município. A iniciativa, promovida pelo Coletivo La Noche é Cênica, possui como foco o estudo, revisão e atualização do Plano Municipal de Cultura do município, instituído em 2012, e pretende abrir um espaço permanente de diálogo, formação e articulação entre profissionais da cultura, poder público e a população, com o objetivo de fortalecer e propor coletivamente caminhos para políticas públicas culturais mais eficientes.
Apesar da forte presença de manifestações artísticas, como música, dança, teatro, artesanato e gastronomia, Ribeirão das Neves ainda enfrenta o desafio de consolidar uma política pública consistente, com financiamento anual garantido e mecanismos de participação social capazes de impulsionar a economia da cultura, ampliar o acesso da população às atividades culturais e dos agentes culturais ao financiamento
Para Wes Gomes, uma das organizadoras e integrante do Coletivo La Noche é Cênica, o encontro representa uma oportunidade inédita para o município. “Este evento nasce da escuta e da necessidade real do setor cultural da cidade. Queremos construir, de forma coletiva, políticas públicas que dialoguem com o território, valorizem os artistas, promovam a participação da sociedade e compreendam a cultura como um direito humano fundamental ”, explica.
O encontro será gratuito e reunirá artistas, produtores, pesquisadores, gestores públicos, professores, instituições culturais, coletivos e moradores interessados na construção de uma política cultural estruturada e participativa. A programação inclui rodas de conversa, cursos, laboratórios e grupos de trabalho que abordarão temas como formação, infraestrutura, fomento, diversidade cultural, economia da cultura, participação social e patrimônio.
Além das atividades presenciais, o evento contará com ações online prévias voltadas para formação e mobilização do setor. Os interessados podem se inscrever através do link https://mapaculturaneves.com.br/oportunidade/26/#info até o dia 6 de dezembro. Para os cursos on-line, os interessados podem se inscrever até um dia antes do início de cada curso.

Programação
05 e 06 de dezembro de 2025
Local: Centro Cultural Kolping – Rua Pedro Guerra, 51, bairro Santinho, Ribeirão das Neves
Sexta-feira – 05/12
19h às 21h — Roda de Abertura
Tema: Políticas Culturais para o Século XXI
Participantes:
Lívia Bento, Raquel Miranda e Wes Gomes (Coletivo La Noche é Cênica)


Representante do Comitê de Cultura de Minas Gerais


Convidado das políticas culturais


Representante da Secretaria de Esportes e Cultura de Ribeirão das Neves


Sábado – 06/12
9h às 12h — Laboratório de Metodologia de Participação Social
Curso com profissional da área sobre estratégias de organização do setor cultural.
12h às 14h — Almoço
14h às 17h — Encontros dos Grupos de Trabalho (GTs)
GT 1 – Formação | Mediação: Lívia Bento


GT 2 – Infraestrutura, Equipamentos e Espaços Culturais | Mediação: Raquel Miranda


GT 3 – Fomento, Diversidade Cultural e Economia da Cultura | Mediação: Wes Gomes


GT 4 – Gestão, Produção e Participação Social | Mediação: Vidha Cigarra


GT 5 – Patrimônio Cultural | Mediação: Alba Bispo


17h30 às 19h30 — Roda de Conversa
Tema: Políticas para as Artes nas Periferias das Cidades
Participantes:
Raquel Miranda, bailarina e professora de dança, integrante do Coletivo La Noche é Cênica (mediação)


Vidha Cigarra, agente territorial de cultura (MinC) de Ribeirão das Neves


Hérlen Romão, atriz, produtora e gestora cultural - Grupo Morro Encena de Belo Horizonte
Marcela Menezes, vereadora e presidenta da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de Ribeirão das Neves

20h30 às 22h — Atração Cultural
(A confirmar)
Atividades online prévias
Encontro dos GTs
29/11, sábado – 14h às 17h


Curso 1 — Políticas Culturais no Brasil (6h)
Com Wes Gomes
10 e 17/12, quarta-feira, 19h às 22h (Google Meet)


Curso 2 — O Patrimônio nas Políticas Culturais Brasileiras (6h)
Com Alba Bispo
15 e 17/12, segunda e quarta – 19h às 22h (Google Meet)


Serviço
Evento: 1º Encontro de Políticas Culturais de Ribeirão das Neves
Datas: 5 e 6 de dezembro de 2025
Local: Centro Cultural Kolping – Rua Pedro Guerra, 51, bairro Santinho, Ribeirão das Neves
Realização: Coletivo La Noche é Cênica
Inscrições e informações:
Site mapaculturaneves.com.br
Instagram: @coletivo_lanochecenica
Linktree: lanochecenica

0
0
0
s2smodern

O Ponto de Cultura Guerreiros do Abaeté (GDA) realizará, no dia 29 de novembro, o seu 8º Festival Nevense de Capoeira. Neste ano, o evento tem como tema central “Consciência GDA” e acontecerá na Escola Municipal Maria da Cruz Resende, localizada na Rua Maria Adelaide, nº 496, bairro Veneza, em Ribeirão das Neves/MG, das 15h às 17h.
A programação será dedicada à valorização da cultura afro-brasileira e contará com diversas atrações especiais:
Grupo de Dança Afro-brasileira Guerreiros do Abaeté: Apresentará a força da ancestralidade no palco.
Bateria de Iaiá – GDA Veneza: O grupo musical será responsável pela trilha sonora do festival.
O ponto alto do evento será a tradicional troca de graduações dos alunos da instituição, um momento de celebração do aprendizado, da tradição e da continuidade da capoeira na cidade.
Consolidado como um importante espaço de celebração da cultura popular e da inclusão social, o Festival Nevense de Capoeira convida toda a comunidade a participar e vivenciar esta tarde de arte e cultura.

Data e Horário: 29 de novembro, das 15h às 17h
Local: Escola Municipal Maria da Cruz Resende (Rua Maria Adelaide, nº 496, Veneza – Ribeirão das Neves/MG)
Entrada: Gratuita

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno