All for Joomla All for Webmasters

SIT Neves pode gastar mais tempo e sair mais caro

O fato de os investimentos do novo sistema de transporte coletivo do município serem financiados pelas empresas do setor, a inexistência de consultas públicas e de debates aprofundados sobre o tema com a população geram inúmeras dúvidas sobre os reais benefícios desse novo modelo para as moradoras e os moradores de Ribeirão das Neves.

O fator positivo é a possibilidade de interligação entre os bairros com apenas uma passagem e de ônibus novos para essas linhas com informações sobre seus trajetos. No entanto, somente essas melhorias não garantem economia e redução do tempo de viagem da população.

Tendo em vista que apenas 8 das 23 linhas municipais operam em um intervalo de uma hora ou menos de segunda a sábado (apenas 35%), a volta para a casa da cidadã e do cidadão que depende das outras 15 linhas quase sempre levará mais de uma hora. Dessa forma, as moradoras e os moradores terão que pagar outra passagem, além de ter que esperar mais tempo na baldeação, algo que não acontece na realidade atual, pois a Prefeitura divulgou que para se deslocar com apenas um ticket é necessário que as viagens seguintes ocorram dentro do prazo de uma hora.

Por exemplo: Um morador que precisar ir do bairro Lagoinha até o Santa Cecília que hoje utiliza a linha 3202 pode pagar mais caro se chegar 2 minutos atrasado e perder o ônibus em direção ao bairro, pois o intervalo deste é de 1h30 em dias úteis e de 2h30 em finais de semana, ou seja, nesse caso a pessoa gastará mais tempo e pagará outra passagem.

Moradores e moradoras que utilizam as linhas 1100, 1110, 1120, 1350, 1360, 2101, 2420, 3100, 3110, 3201, 3202, 4102, entre outras, correm o risco de ter esse mesmo problema caso não consigam ter acesso a outras linhas mais rápidas. Aos domingos praticamente todas as linhas operaram em intervalos maiores de tempo, por isso a viagem poderá ser dobrada e o tempo não será reduzido se a Prefeitura não incluir mais veículos.

Até o momento, a Prefeitura não divulgou nenhum documento oficial garantindo novos horários de ônibus com intervalos menores que uma hora para que os moradores e moradoras não tenham que pagar mais de uma passagem, como também não divulgou outras soluções para o problema.

O intuito desse texto é provocar reflexões sobre os problemas complexos vividos pelos moradores e moradoras em relação ao transporte coletivo, pois se a população não ficar atenta aos detalhes muitas pessoas podem ser prejudicadas nesse processo em benefício das empresas, que terão enormes lucros com a redução dos trajetos dos veículos, a economia nos combustíveis e a extinção de vez dos tão sonhados cobradores.

O sistema de transporte possui vários problemas, entre os principais estão (1) a quantidade necessária de veículos para atender a população em tempo hábil, (2) a circulação em horários noturnos e (3) a segurança nos bairros. Porém, o novo sistema ainda não buscou soluções satisfatórias para tais problemas, por isso, não é possível afirmar se é eficaz ou não.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno