Oportunidade oferece 80 vagas distribuídas entre duas capacitações presenciais na área de transição energética; selecionados receberão auxílio de R$ 3,00 por hora-aula assistida.
Moradores de Ribeirão das Neves e região ganharam mais tempo para garantir uma vaga em cursos de qualificação profissional na área de energia. O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ribeirão das Neves prorrogou, até o dia 14 de setembro de 2026, as inscrições para a seleção de alunos em dois cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertados por meio do Programa EnergIFE.
Ao todo, são oferecidas 80 vagas 100% gratuitas, divididas igualmente entre duas áreas de destaque no mercado de trabalho atual:
Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos (Edital nº 900/2026): 40 vagas | Carga horária: 160h
Instalador de Sistemas de Armazenamento para Mini e Microgeração de Energia (Edital nº 901/2026): 40 vagas | Carga horária: 200h
Auxílio de permanência para os estudantes
Além de contar com ensino público e gratuito, os estudantes devidamente matriculados receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 3,00 por hora-aula assistida. O benefício é pago proporcionalmente à frequência mensal e tem como objetivo contribuir com os custos de transporte e manutenção dos alunos durante a formação.
Quem pode participar e como funciona a seleção
Para se candidatar a uma das vagas, é preciso ter no mínimo 16 anos completos e possuir o Ensino Fundamental II concluído (6º ao 9º ano). Visando incentivar a equidade de gênero na área de tecnologia e energia, o Programa EnergIFE reserva no mínimo 30% das vagas para mulheres.
O processo seletivo não conta com aplicação de prova teórica. A classificação será realizada por meio de análise socioeconômica, levando em consideração a faixa etária e a situação ocupacional do candidato — pontuando mais quem tem maior idade e pessoas em situação de desemprego ou trabalho informal. Caso haja empate entre candidatos, o critério de desempate será a ordem cronológica de envio da inscrição.
Inscrições e suporte presencial
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma online até 14 de setembro de 2026 através do formulário eletrônico (forms.gle/bkuZ1tCGsUWXqxpt7).
Para os candidatos que não possuem acesso à internet ou necessitam de ajuda técnica para preencher a ficha, o IFMG Campus Ribeirão das Neves disponibiliza atendimento presencial de apoio no próprio local.
Calendário do Processo Seletivo
Inscrições: até 14 de setembro de 2026
Resultado preliminar: a partir de 15 de setembro de 2026
Recursos: até 3 dias úteis após o resultado preliminar via formulário eletrônico (forms.gle/4kkGQW9jarD7x6Mt6)
Resultado final: 18 de setembro de 2026
Matrícula (1ª chamada): 21 a 25 de setembro de 2026 (presencialmente no campus)
Próximas chamadas: a partir de 26 de setembro de 2026
Aula inaugural: 28 de setembro de 2026

