Com uma votação expressiva nas últimas eleições, Junynho Martins (PP) ele alcançou a marca de 81.676 votos, figurando como o quarto suplente de deputado federal mais votado em Minas Gerais.
Apesar da expressiva votação individual, o sistema proporcional de distribuição de vagas por partido e coligação colocou o ex-prefeito de Ribeirão das Neves na suplência. No entanto, nos bastidores da política mineira e da capital federal, o cenário indica que a trajetória rumo ao Congresso Nacional permanece aberta.
A convocação de um suplente depende das movimentações internas de sua própria legenda. No caso do Progressistas (PP), articulações estratégicas — como a nomeação de deputados federais eleitos para secretarias de Estado ou ministérios no Executivo — podem abrir caminho para a posse de Junynho Martins na Câmara dos Deputados.
A musculatura eleitoral demonstrada nas urnas credencia Junynho como peça central nas negociações do partido, mantendo viva a esperança do ex-prefeito de Ribeirão das Neves a estar em Brasília no próximo pleito.

