Moradores de diversos bairros de Ribeirão das Neves devem manter o consumo consciente de água ao longo desta segunda-feira (29). A cidade está entre os oito municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte que registram intermitência no abastecimento em razão de uma grande manutenção preventiva realizada pela Copasa no Sistema Produtor Rio das Velhas.
Os trabalhos técnicos foram executados no último domingo (28), entre 6h e 18h. Segundo a companhia, o fornecimento de água começou a ser restabelecido gradativamente ainda na noite de ontem, mas o processo de pressurização da rede leva tempo para atingir a normalidade em todas as localidades.
A maior preocupação se concentra nos imóveis situados em áreas mais altas ou nas chamadas extremidades de rede — pontos finais do sistema de distribuição —, onde a água demora mais a chegar. Nesses locais, as oscilações e episódios de desabastecimento podem persistir durante o dia de hoje.
Previsão de normalização
De acordo com o cronograma divulgado pela Copasa, a expectativa é que o sistema esteja completamente recuperado e o abastecimento regularizado em Ribeirão das Neves até a manhã desta terça-feira (30).
A concessionária reforça que residências equipadas com caixas-d'água dimensionadas de acordo com as normas técnicas (que garantem autonomia de pelo menos 24 horas) tendem a sentir menos os impactos da manutenção. Até que a situação esteja 100% normalizada, a orientação é que a população evite desperdícios, priorizando o uso da água para atividades essenciais como higiene e alimentação.

