All for Joomla All for Webmasters

Governo de Minas faz parceria para levar empreendedorismo às escolas estaduais

O Governo de Minas tem estreitado a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ampliar a utilização da metodologia de educação empreendedora, do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da instituição, nas escolas da rede estadual de ensino.
Em palestra na manhã desta quarta-feira (10/4), na sede do Sebrae, o governador Romeu Zema destacou a iniciativa de sucesso dessa parceria e compartilhou com mais de 500 estudantes a sua trajetória e experiência até chegar à gestão pública.
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
“Essa parceria com o Sebrae Minas é muito importante, principalmente quando o assunto é educação. Tenho certeza de que com este Núcleo de Empreendedorismo, vocês poderão ganhar ainda mais conhecimento sobre o que fazer após se formarem”, enfatizou.
Desde março, o NEJ, sediado em Belo Horizonte, passou a disponibilizar o curso Técnico em Administração pelo Projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas. A primeira turma do projeto reúne 31 estudantes no curso.
Outras 13 escolas da rede pública estadual também passaram a receber a metodologia do NEJ em março. Cerca de 460 estudantes do Ensino Médio de Belo Horizonte, Brumadinho, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano serão beneficiados pela iniciativa ao longo deste ano. Todos os professores da rede pública envolvidos com a iniciativa estão sendo capacitados para adoção dessa metodologia.
Durante o evento desta quarta-feira, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, reiterou a importância da parceria, especialmente para aqueles alunos que ainda têm dúvidas de qual caminho seguir após a formatura.
“Muitos alunos perguntam o que fazer depois do ensino médio. E aqui está uma saída, o empreendedorismo. Empreender, esse é o nosso objetivo. É por isso que a gente está aqui. Construindo oportunidades, além do Trilhas de Futuro, que é onde nós já oferecemos mais de 140 mil vagas e somos o estado que mais forma profissionais. Nós agora temos essa grande parceria. Uma linha que é trabalhar empreendedorismo dentro do currículo nas aulas”, ressaltou.
Trilhas de Futuro
O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo de Minas que busca oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, com a perspectiva de empregabilidade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, em todo estado.
Formação empreendedora
O NEJ é o projeto social da Escola do Sebrae e utiliza a mesma metodologia adotada nesta instituição que é pioneira e referência nacional no ensino de educação empreendedora. Desde sua fundação, em 2010, o NEJ já capacitou mais de 3 mil estudantes e egressos de escolas públicas.
“O projeto estimula o desenvolvimento de habilidades em gestão, além de características empreendedoras como autonomia, proatividade, pensamento crítico, criatividade e responsabilidade sócioambiental”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Além da unidade na capital mineira, o NEJ tem unidades em Araxá, Ibirité, Itabira, Itabirito, Conceição do Mato Dentro, Patos de Minas, Uberaba, Nova Lima, Ouro Preto, Brumadinho, Contagem, Mateus Leme, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves, e também em Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Toledo (PR).
Escolas do estaduais que já oferecem a metodologia:
Belo Horizonte: E.E Pedro França, E.E Walt Disney, E.E Zilda Arns Neumann e E.E Cecília Meireles
Brumadinho: E.E Paulo Neto Alkimim
Contagem: E.E Deputado Renato Azeredo e E.E Helena Guerra
Mateus Leme: E.E Domingos Justino Ribeiro
Sarzedo: E.E Professor Ernesto Carneiro Santiago
Ribeirão das Neves: E.E Antônio Rigueira da Fonseca e E.E Manoel Martins de Melo
Santa Luzia: E.E Geraldo Teixeira da Costa
Vespasiano: E.E Machado de Assis

0
0
0
s2smodern

bg contorno