All for Joomla All for Webmasters

Novo rumo

Venho participando de vários seminários disponibilizados pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) e tendo a oportunidade de acompanhar a forma de administrar de grande parte de chefes do executivo mineiros.

Com a crise política e financeira por que passa o País, a maioria das prefeituras têm se mobilizado a busca de alternativas que possam auxiliá-las no enfrentamento deste árduo e indesejado desafio.

No contexto atual, muitas prefeituras buscam ampliar seus canais de comunicação com a sociedade, estimulando o diálogo e fortalecendo sua participação nas definições das políticas públicas. Este procedimento de estreitar relações, poderá ser uma poderosa ferramenta para levar informações que possam fortalecer a compreensão e potencializar o entendimento dos contribuintes da realidade local. Com este procedimento, o gestor dará transparência em suas ações, e diminuirá a distância entre o poder público e o privado, gerando maior tranquilidade para suas tomadas de decisões.

Com uma visão espelhada no setor privado, essas prefeituras têm procurado qualificar sua administração, adaptando-se para o momento de turbulências, descredito, e principalmente falta de recursos financeiros. Com isto, eficiência e eficácia passaram a ser palavras de ordem nestas instituições, por compreenderem que não se conseguirá resultados diferentes fazendo a mesma coisa.

Métodos outrora de exclusividade do setor privado, tem sido amplamente agregado e implementado na gestão destas prefeituras.

Gestão por resultados, gestão de projetos, planejamento estratégico entre outras, passaram a ser práticas comuns, onde o chefe do executivo tem uma visão mais ampliada. Não cabe mais administrar por “achismo”.

Estas parcerias público/privado, tem sido uma demonstração fática do estreitamento desse limiar, e revelam-se como uma solução para os gargalos enfrentados na atualidade.

Na troca de experiencia, ganham todos, a administração pública ao modernizar suas práticas, acompanhar a inovação, buscar o cumprimento de metas e a excelência em todos seus aspectos; e a iniciativa privada ao inserir-se no mercado local, com foco na prestação de serviços, no desenvolvimento de um sentido social que pereniza a empresa e suas atividades, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Administrar as intempéries e pressões de todos os seguimentos da sociedade é uma tarefa complicada e árdua, mas se alcançado os resultados, será, sem dúvidas, muito gratificante.

Por isso, esses novos gestores compreenderam a necessidade de construir um diálogo com a sociedade, e divulgar suas ações, criando assim, uma sinergia entre a necessidade e a ação.

O papel destes atores, é o de identificar e criar oportunidades, propor soluções que melhorem as condições de vida da população, e criarem um ambiente favorável, que possam promover o desenvolvimento sustentável, e transformar os impostos em serviços públicos de qualidade.

Enquanto cidadãos, devemos sonhar e contribuir com estas transformações. Deveremos ser mais participativos, e entender que se o gestor apresentou seu nome para nossa apreciação para ser nosso representante, e nós o qualificamos através do voto para tal, é obrigação dele nos ouvir. Afinal ele representa nossos anseios, nossas necessidades, nossos sonhos de ter um lugar melhor para se viver. Mas para tanto, precisamos aprender a pensar coletivamente.

Teremos de ser a transformação que queremos.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno