All for Joomla All for Webmasters

Ribeirão das Neves cai em ranking de saneamento das maiores cidades do Brasil

Ribeirão das Neves ficou na 70ª posição entre os 100 maiores municípios do país no ranking de saneamento básico de 2018 do Instituto Trata Brasil. O relatório, divulgado nesta quarta-feira (18), utiliza os valores referentes a 2016 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Em relação à edição anterior do estudo, o município caiu 16 posições, saindo do 54º lugar para o 70º.

Para construir o ranking, o instituto comparou os dados autodeclarados pelas operadoras do serviço de água e esgoto de cada município sobre 10 indicadores de saneamento, como o percentual de água tratada distribuída para a população e a taxa coleta e tratamento de esgoto, além do índice de perda d'água.

De acordo com o estudo, apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento. Isso quer dizer que os outros 55% são despejados diretamente na natureza, o que corresponde a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano ou quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia.

Entre as maiores cidades mineiras, Ribeirão das Neves é a última colocada no ranking. A título de comparação, Belo Horizonte fica em 30º lugar, Contagem em 46º e Betim em 54º. As melhores colocadas no Estado são Uberlândia (3º) e Uberaba (10º).

0
0
0
s2smodern

bg contorno